Informativo eletrônico - Edição 2556 Terça-feira, 05 de fevereiro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Zona do Euro: PMI Composto indica leve desaceleração da atividade em janeiro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto indica leve desaceleração da atividade em janeiro
  • Zona do Euro: Vendas no varejo cresceram 1,4% em 2018
Dados da Economia Brasileira





PMI Brasil: Atividade desacelera levemente em janeiro

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) para a economia brasileira, divulgado pelo instituto Markit, recuou de 52,4 pontos em dezembro para 52,3 pontos em dezembro, indicando continuidade no ritmo de expansão da atividade. Já, a média trimestral móvel do indicador passa de 48,5 para 52,1 pontos.



Nesta leitura, a praticamente estabilidade do indicador geral pode ser atribuída aos avanços marginais tanto do PMI de Serviços quanto do PMI industrial, que avançaram 0,1 ponto, para 52,0 e 52,7, respectivamente. Com os resultados, a média móvel trimestral dos indicadores atingiram 51,7 e 52,7 pontos (ante 47,9 e 51,0 pontos, respectivamente).

De acordo com a publicação, o crescimento de novos negócios no setor de serviços e industrial se intensificou em janeiro. Nesta leitura, as tendências de emprego melhoraram, com expansão nos postos de trabalho na indústria e uma contração mais fraca nos serviços. A publicação também destaca o ritmo mais lento de aumento nos custos dos insumos, com taxas de inflação mais fracas em ambos os setores.



Zona do Euro: PMI Composto indica leve desaceleração da atividade em janeiro

Divulgado nesta manhã (05/02) pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) para a Zona do Euro indicou desaceleração da atividade econômica da região ao recuar pela quinta vez consecutiva, de 51,1 pontos em dezembro para 51,0 pontos em janeiro, o menor valor em mais de cinco anos. Com o resultado, a média móvel trimestral do indicador também retraiu, de 53,9 para 51,6 pontos.



A desaceleração de outubro se deve à queda do PMI Industrial, que registrou retração na passagem mensal de 51,4 para 50,5 pontos, indicando o menor ritmo de crescimento da produção industrial em mais de quatro anos. Já o PMI de Serviços apresentou estabilidade frente ao mês anterior, em 51,2 pontos, o menor nível em 49 meses. Com isso, as médias móveis trimestrais também recuam, atingindo 51,2 e 51,9 pontos, respectivamente (ante 53,3 e 54,3, nessa ordem, no trimestre móvel anterior).



Segundo o comunicado, a desaceleração de janeiro está relacionada com o declínio da demanda na indústria e queda na expansão de novos negócios no setor de serviços, com incertezas políticas, tanto no cenário local como global, afetando o crescimento da atividade. A publicação também ressalta que houve aumento nos custos operacionais das companhias, devido principalmente às pressões salariais no setor de serviços, apesar da taxa de criação de empregos ter atingido o menor ritmo em mais de dois anos.


Zona do Euro: Vendas no varejo cresceram 1,4% em 2018

Segundo divulgação do Eurostat, o departamento oficial de estatísticas europeu, o volume de vendas no varejo caiu 1,6% em dezembro na Zona do Euro, ante aumento de 0,8% em novembro, na série ajustada sazonalmente. Com o resultado, o setor varejista encerra 2018 com alta de 1,4% no volume de vendas. Para a União Europeia, as vendas caíram 1,4% na passagem mensal de novembro para dezembro (ante +1,0% frente ao mês anterior) e aumentaram 1,2% na comparação interanual. No acumulado de 2018 frente a 2017 houve alta de 2,0%.



Na abertura entre os grupos de despesa, a publicação ressalta que o resultado negativo para a Zona do Euro se deve às retrações nas vendas dos grupos de Produtos não-alimentícios (-2,7%) e de Alimentos, bebidas e tabaco (-0,3%), ao passo que Combustíveis automotivos avançou 0,5%. O mesmo vale para a União Europeia, para a qual os resultados dos grupos citados foram -2,6%, -0,4% e 0,7%, respectivamente.

Na abertura entre as maiores economias da Zona do Euro, Alemanha, Espanha e França apresentaram queda no volume de vendas, em 4,3%, 1,2% e 0,1%, nessa ordem. Entretanto, os dados para a Itália não estavam disponíveis na data da publicação.

Por fim, entre as economias que apresentaram os maiores avanços no volume de vendas no varejo, destacam-se Áustria (+0,7%), Portugal (+0,6%) e Irlanda (+0,5%). Enquanto que entre os piores resultados a já citada Alemanha é seguida por Suécia (-2,5%) e Estónia (-2,0%).




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr