Informativo eletrônico - Edição 2563 Quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Setor de serviços encerra 2018 em -0,1%

Economia Internacional

  • EUA: Preços ao consumidor registram estabilidade em janeiro
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Setor de serviços encerra 2018 em -0,1%

Segundo o IBGE, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) apresentou aumento de 0,2% no volume de serviços prestados no país na passagem de novembro para dezembro, na série com ajuste sazonal. Na última leitura, o indicador havia registrado estabilidade. Na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2017, houve queda de 0,2%, encerrando uma sequência de quatro altas consecutivas nesta base de comparação.



Com o resultado desta leitura, o setor de serviços encerra 2018 com retração de 0,1%, descontinuando a trajetória de aceleração observada desde abril de 2017 (-5,0%). No acumulado dos 12 meses findos em novembro, o índice registrava estabilidade (0,0%).



Apesar da ligeira expansão de 0,2% no volume de serviços, apenas o ramo de serviços de informação e comunicação (+0,2%) cresceu frente ao mês anterior. Dentre as quatro atividades que tiveram retração nesse mês, o principal impacto negativo ficou com o setor de serviços profissionais, administrativos e complementares (-1,5%); seguido por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,6%); Outros serviços (-0,2%) e Serviços prestados às famílias (-0,1%). Abaixo, a taxa acumulada em 2018 para cada atividade.






EUA: Preços ao consumidor registram estabilidade em janeiro

O Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, em inglês), divulgado pelo departamento de estatísticas do trabalho americano (BLS), apresentou estabilidade na passagem mensal pela terceira leitura consecutiva. Com o resultado, a taxa acumulada nos últimos doze meses desacelerou de 1,9% para 1,6%, abaixo da meta implícita de 2,0% do Federal Reserve, o banco central americano.

Já o núcleo da inflação (medida que exclui preços voláteis, como os de energia e de alimentos) registrou alta de 0,2% nesta leitura, o mesmo resultado observado nos cinco últimos meses. Assim, o índice acumula alta de 2,2% em 12 meses, mantendo a mesma variação acumulada das duas últimas leituras.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr