Informativo eletrônico - Edição 2567 Quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial indica aumento na confiança em fevereiro

Economia Internacional

  • ZEW: Índice de Sentimento Econômico alemão segue apresentando melhora
Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial indica aumento na confiança em fevereiro

Divulgada nesta manhã pelo Ibre/FGV, a prévia da sondagem da indústria de fevereiro sinaliza aumento de 0,9 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a janeiro, na série com ajuste sazonal. Confirmado o resultado, o ICI registraria 99,1 pontos, seu melhor patamar desde agosto de 2018, na série livre de efeitos sazonais.



De acordo com a publicação, a alta do indicador resultaria da melhora da avaliação da situação atual por parte dos empresários. Assim, o Índice de Situação Atual (ISA) subiria 2,0 pontos, para 99,0 pontos, o maior nível desde maio, quando foi deflagrada a greve dos caminhoneiros. Enquanto, o Índice de Expectativas (IE) recuaria 0,3 ponto, para 99,2 pontos.



A prévia de fevereiro sinaliza ainda aumento de 0,4 ponto percentual do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), atingindo 74,7%




ZEW: Índice de Sentimento Econômico alemão segue apresentando melhora

Divulgado pelo Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão apresentou melhora em fevereiro ao avançar 1,6 ponto frente ao mês anterior, a quarta alta consecutiva, atingindo -13,4 pontos. Em janeiro o índice havia subido 2,5 pontos. Com o resultado, sua média móvel trimestral passou de -19,8 pontos em novembro para -15,3 pontos neste mês. Assim, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em dezembro de 1991) de 22,3 pontos.



Apesar da melhora das expectativas em fevereiro, a avaliação da situação econômica continua a piorar consideravelmente. O índice de avaliação da situação econômica atual recuou 12,6 pontos em sua quinta baixa consecutiva, atingindo 15,0 pontos; por conta do enfraquecimento da atividade econômica alemã, especialmente na indústria, com a demanda apresentando estagnação e sem um forte impulso do comércio externo.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro foi no mesmo sentido do índice alemão e subiu 4,3 pontos em fevereiro, atingindo -16,6 pontos, indicando que as perspectivas para a Zona do Euro melhoraram mais que na Alemanha. Já o índice de avaliação atual apresentou significante recuo, em 8,3 pontos para -3,0 pontos.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr