Informativo eletrônico - Edição 2569 Sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Confiança do Consumidor apresenta leve queda em fevereiro

Economia Internacional

  • Alemanha: PIB estagna no último trimestre, e fecha o ano com alta de 1,4%
  • Zona do Euro: inflação anual desacelera para 1,4%
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira






Ibre/FGV: Confiança do Consumidor apresenta leve queda em fevereiro

Segundo publicação do Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou levemente em fevereiro, de 96,6 para 96,1 pontos na série ajusta da sazonalmente, encerrando quatro leituras consecutivas de altas marginais. Em janeiro, o índice havia avançado 3,6 pontos e registrado seu maior nível desde 2014. Em fevereiro de 2018, o ICC registrava 88,9 pontos na série sem ajuste, indicando um aumento de 7,2 pontos na confiança do consumidor na comparação interanual.



Em fevereiro, a queda do ICC reflete a deterioração das expectativas dos consumidores. O Índice de Expectativas (IE) recuou 1,7 ponto e registrou 109,0 pontos. Em janeiro, o IE havia atingido seu maior valor desde 2012. O Índice de Situação Atual, por outro lado, foi de 76,8 para 78,1 pontos, observando o maior nível desde abril de 2015 (78,9).






Alemanha: PIB estagna no último trimestre, e fecha o ano com alta de 1,4%

Confirmando a prévia do Destatis, o órgão federal de estatísticas da Alemanha, o Produto Interno Bruto alemão registrou estagnação em relação ao trimestre anterior, na série dessazonalizada. Na comparação com o último trimestre de 2017, o PIB subiu 0,9%. Com este resultado, o PIB teve um crescimento de 1,4% no ano de 2018.



Pela ótica da demanda, na comparação trimestral a principal contribuição marginal veio das despesas de consumo. O consumo das famílias cresceu 0,2%, enquanto as despesas do governo aumentaram 1,6%. A formação bruta de capital fixo avançou 0,9%, mas com os estoques variando negativamente, assim a conta de investimento observou queda de 1,9% em comparação ao terceiro trimestre. Em relação ao comércio externo, tanto as exportações quanto as importações subiram 0,7%.



Pela ótica da oferta, na comparação interanual o maior aumento foi registado na Construção (+4,4%); seguido de Informação e comunicação (+3,4%); e Comércio, transportes, alojamento e restauração (+ 2,0%). A Indústria de Transformação, por outro lado, observou retração de 1,4% na mesma base base de comparação.

A publicação também trouxe dados sobre o nível de emprego na economia alemã. No quarto trimestre de 2018, 45,2 milhões de pessoas estavam empregadas no país. O número representa um aumento de 507 mil pessoas, ou 1,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A produtividade geral do trabalho, por outro lado, teve queda de 0,7% de acordo com os resultados preliminares.


Zona do Euro: inflação anual desacelera para 1,4%

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro de janeiro, divulgado hoje de manhã pelo Eurostat, apresentou desaceleração na passagem mensal, de 1,5% para 1,4% no acumulado em 12 meses. Em janeiro de 2018, a taxa de inflação havia sido de 1,3%. Ao passo que o núcleo da inflação, medida que exclui preços voláteis como alimentos e energia, acelerou de 0,9% em dezembro para 1,1% em janeiro.



A desaceleração do CPI anual em fevereiro deve-se ao comportamento dos preços de Energia, item que recuou de 5,5% para 2,7%. Em sentido oposto, Serviços e Bens industriais não-energéticos avançaram, de 1,3% para 1,6% e de 0,2% para 0,3%, respectivamente. Alimentos, álcool e tabaco, por sua vez, observou estabilidade em 1,8%.









 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr