Informativo eletrônico - Edição 2579 Quarta-feira, 13 de março de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Produção Industrial recua 0,8% em janeiro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção Industrial sobe 1,4% em janeiro
  • EUA: Índice de preços ao consumidor acelera em fevereiro

Dados da Economia Brasileira





IBGE: Produção Industrial recua 0,8% em janeiro

A Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta manhã pelo IBGE, apontou queda de 0,8% na produção industrial na passagem de dezembro para janeiro, após ter indicado aumento de 0,2% na leitura anterior. Na comparação interanual, isto é, frente a janeiro de 2018, houve queda de 2,6%. Com o resultado, a produção da indústria acumulada alta em 12 meses de 0,6%.



Na abertura entre os grandes setores, a Indústria Extrativa recuou 1,0% na passagem mensal, na série ajustada sazonalmente. Em novembro, a produção do setor havia avançado 1,2%. A Indústria de Transformação, por sua vez, registrou a sétima queda consecutiva ao variar -0,2% na passagem mensal. Com isso, no acumulado 12 meses os setores registraram altas de 1,4% e 0,4%, respectivamente. Vale ressaltar que nessa métrica a Indústria de Transformação segue na tendência de desaceleração observada desde julho de 2018.



Na abertura entre categorias de uso, apenas Bens de consumo duráveis (+0,5%) registrou aumento na produção na passagem de dezembro para janeiro. Por outro lado, Bens de Capital observou a maior variação negativa no período, de -3,0%, seguido por Bens de consumo semiduráveis e não-duráveis (-0,4%) e Bens intermediários (-0,1%).



Por fim, entre as 26 atividades econômicas levantadas pela pesquisa, 13 avançaram nesta leitura, enquanto os outros 13 recuaram. Entre os que apresentaram resultado positivo, destacam-se produtos alimentícios (1,5%), bebidas (6,1%) e outros produtos químicos (3,6%). Entre os que tiveram queda, a influência mais significativa veio de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-10,3%). Abaixo, o resultado acumulado em 12 meses para cada uma das atividades.






Zona do Euro: Produção Industrial sobe 1,4% em janeiro

Divulgada nesta manhã pelo Eurostat, o departamento de estatísticas oficial europeu, a produção industrial da Zona do Euro subiu 1,4% em janeiro, após ter recuado 0,9% em dezembro, na série livre de efeitos sazonais. Para a União Europeia, a alta foi de 1,0%, ante queda de 0,4% no mês anterior. Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2018, a produção no setor retraiu 1,1% na Zona do Euro e 0,4% na União Europeia. Já a variação acumulada em 12 meses ficou em 0,6% e 1,0%, respectivamente.



Nesta leitura, houve aumento na produção em todas as categorias de bens na Zona do Euro na passagem mensal. Destaque para Energia, que teve alta de 2,4%; seguido por bens de consumo não-duráveis (2,0%), Bens de consumo duráveis (1,1%); Bens de Capital (0,9%); e Bens intermediários (0,2%).

Entre os países membros, as variações mensais positivas mais expressivas na produção foram observadas em Irlanda (+15,1%); Croácia (+9,6%); e Eslovênia (+5,9%). Já entre as maiores quedas destacam-se Dinamarca (-8,6%), Letónia (-3,6%) e Romênia (-1,5%). Entre as quatro maiores economias da região, a Espanha (+3,6%) é seguida por Itália (+1,7%) e França (+1,3%). A Alemanha, por sua vez, observou queda de 0,9% em sua produção industrial.


EUA: Índice de preços ao consumidor acelera em fevereiro

Divulgado nesta manhã pelo departamento de estatísticas do trabalho americano (BLS), o Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, em inglês) daquele país teve alta de 0,2% em fevereiro, na série com ajuste sazonal. O resultado vem após o índice registrar estabilidade nas últimas três leituras. Com o resultado mensal, a taxa acumulada nos últimos doze meses desacelerou de 1,6% para 1,5%, seguindo com a tendência observada desde outubro de 2018 (2,5%).

Já o núcleo da inflação (medida que exclui preços voláteis, como os de energia e de alimentos) registrou alta de 0,1% nesta leitura, ante 0,2% em janeiro. Assim, o índice acumula alta de 2,1% em 12 meses, abaixo do registrado no mês anterior (2,2%).





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr