Informativo eletrônico - Edição 2580 Quinta-feira, 14 de março de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Em janeiro, indústria cai em seis das 15 regiões analisadas
  • IBGE: Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro
  • Anfavea/Fenabrave: Produção de veículos aumenta 21,6% em fevereiro
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Em janeiro, indústria cai em seis das 15 regiões analisadas

Divulgado nesta manhã pelo IBGE, o resultado negativo de janeiro Pesquisa Industrial Mensal (queda de 0,8% frente a dezembro, na série ajustada sazonalmente) foi refletido em 6 das 15 regiões analisadas pelo órgão. As nove regiões restantes registraram alta na passagem mensal. Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2018, 10 destas 15 regiões apresentaram retração, corroborando com a queda de 2,6% da indústria nesta base de comparação, enquanto apenas 5 avançaram.

Nesta leitura, as quedas mensais foram registradas nos estados do Mato Grosso (-5,4%), Espírito Santo (-2,6%), Bahia (-2,2%), São Paulo (-1,8%), Rio de Janeiro (-1,3%) e Ceará (-0,4%). Amazonas (5,2%), Pernambuco (3,0%), Rio Grande do Sul (2,6%), e Goiás (2,6%), por outro lado, apresentaram as maiores altas na passagem de dezembro para janeiro. Abaixo, a variação acumulada em doze meses para cada região.



Após ter avançado 1,0% em dezembro, na série livre de efeitos sazonais, a produção industrial paulista apresentou retração de 1,8% em janeiro. Na comparação interanual houve queda de 5,3% (ante -5,4% no mês anterior). Com o resultado, o estado acumula baixa de 0,1% nos últimos 12 meses. Nesta métrica, destaca-se negativamente a fabricação de Outros equipamentos de transporte (-10,9%) e Produtos alimentícios (-10,7%).



IBGE: Vendas no varejo crescem 0,4% em janeiro

Os resultados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de dezembro, divulgados hoje (14/03) pelo IBGE, indicam aumento de 0,4% do volume de vendas no varejo quando comparado frente a dezembro, na série sem efeitos sazonais. Na leitura anterior, o índice havia caído 2,1%. Em relação ao conceito ampliado do varejo (que inclui as vendas de materiais de construção e automóveis), o índice avançou 1,0%, ante queda de 1,7% no mês anterior. Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2018, as variações houveram altas de 1,9% e 3,5%, respectivamente.



No acumulado em 12 meses, o volume de vendas no varejo ampliado aumentou 2,2%, mantendo a trajetória de desaceleração observada desde março de 2018, quando o índice variava 3,8% nesta base de comparação. No que se refere ao conceito ampliado, houve acréscimo de 4,7% nesta métrica, ante 5,0% no mês anterior.



Na abertura entre as oito atividades do comércio varejista restrito, apenas Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria recuou na passagem mensal, em 0,5%. Entre os grupos a avançar, destacam-se Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (8,2%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%). As demais variações positivas foram em Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,6%), Combustíveis e lubrificantes (0,5%), Móveis e eletrodomésticos (0,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (0,2%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).

As duas atividades incluídas no conceito ampliado avançaram no período, com Veículos automotores variando 5,7%, ante queda de 3,5% em dezembro, e Materiais de Construção, em 0,1% ante -0,3%. Segue abaixo as taxas acumuladas em 2018 para cada grupo.




Anfavea/Fenabrave: Produção de veículos aumenta 21,6% em fevereiro

Divulgada nesta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção nacional de veículos automotores avançou 21,6% na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal, com 286,2 mil veículos produzidos. Com o resultado, que ocorre após alta de 6,0%, a produção acumula uma alta de 4,5% em doze meses. Já na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2018, houve expansão de 19,9%.

Entre as categorias de veículos, destacam-se Automóveis e Caminhões, que na passagem mensal avançaram 24,8% e 23,1%, respectivamente. Ônibus (12,4%) e Comercias Leves (5,3%) também subiram nesta leitura. Máquinas agrícolas, por outro lado, retraiu 7,6% nesta leitura.



Também divulgados nesta semana pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas totais de veículos no mercado interno varejista não acompanharam o ritmo da produção, ao avançarem apenas 0,3% na passagem de janeiro para fevereiro, na série com ajuste sazonal. O indicador acumula uma alta de 14,1% nos doze meses findos em janeiro. Na comparação interanual houve aumento é de 28,6%.

Nesta leitura, o destaque fica com as vendas da categoria Caminhões (+1,9%), na série ajustada sazonalmente, seguido por Automóveis (+0,6%) e Comerciais leves (+0,5%). As vendas Ônibus e Motocicletas, por outro lado, recuaram no período, em 1,8% e 0,4%, respectivamente.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr