Informativo eletrônico - Edição 2583 Terça-feira, 19 de março de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ipea: Investimento avança 1,3% em janeiro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Inflação anual acelera para 1,5% em fevereiro
  • ZEW: Índice de Sentimento Econômico alemão segue apresentando melhora
Dados da Economia Brasileira





Ipea: Investimento avança 1,3% em janeiro

O investimento da indústria, medido pelo Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), subiu 1,3% em janeiro, após ter recuado 1,4% em dezembro, na série livre de influências sazonais. Já na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2018, a alta foi de 5,8%.



No acumulado dos 12 meses encerrados em janeiro, o indicador subiu 4,3%, ante 4,1% em dezembro. O resultado indica continuidade no ritmo de melhora observado desde maio de 2016, quando o indicador acumulou queda de 16,5% em 12 meses.



Na abertura entre os componentes do Indicador Ipea de FBCF, o Consumo Aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações – foi o responsável pelo bom desempenho do índice geral ao subir 5,5% na passagem mensal, após ter registrado retração de 6,7% em dezembro. O indicador da Construção civil registrou estabilidade (ante alta de 2,5% em dezembro), ao passo que o Consumo Aparente de outros recuou 0,1% (ante avanço de 1,6%). Abaixo a taxa acumulada em 12 meses para cada componente.





Zona do Euro: Inflação anual acelera para 1,5% em fevereiro

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro de fevereiro, divulgado pelo Eurostat, apresentou aceleração ao passar de 1,4% para 1,5% no acumulado em 12 meses. Em fevereiro de 2018, a taxa de inflação havia sido de 1,1%. Ao passo que o núcleo da inflação, medida que exclui preços voláteis como alimentos e energia, desacelerou de 1,1% em janeiro para 1,0% em fevereiro.



A aceleração do CPI em janeiro deve-se ao comportamento dos preços de Energia e Alimentos, álcool e tabaco. O primeiro grupo registrou alta de 3,6, ante 2,7% no mês anterior; enquanto que o segundo acelerou de 1,8% para 2,3%. O setor de Serviços, por sua vez, observou variação menor nesta leitura, de 1,4% (ante 1,6%); enquanto que os preços de Bens industriais não-energéticos passaram de 0,3% para 0,4%.


ZEW: Índice de Sentimento Econômico alemão segue apresentando melhora

Segundo o Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão melhorou significantemente em março ao avançar 19,8 pontos frente ao mês anterior, a quinta alta consecutiva, e atingiu -3,6 pontos. Em fevereiro o índice havia subido 1,6 ponto. Com o resultado, sua média móvel trimestral passou de -22,1 pontos em dezembro para -10,7 pontos neste mês. Entretanto, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em dezembro de 1991) de 22,2 pontos.



Apesar da melhora das expectativas em fevereiro, a avaliação da situação econômica continua a piorar consideravelmente. O índice de avaliação da situação econômica atual recuou 3,9 pontos em sua sexta baixa consecutiva, atingindo 11,1 pontos, com sua média móvel trimestral caindo de 57,9 para 17,9 pontos.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro foi no mesmo sentido do índice alemão e subiu 14,1 pontos em março, atingindo -2,5 pontos, resultado das perspectivas para a Zona do Euro que melhoraram significativamente. Já o índice de avaliação atual apresentou significante recuo, em 3,6 pontos e registrou -6,6 pontos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr