Informativo eletrônico - Edição 2589 Quarta-feira, 27 de março de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Confiança da Construção recua novamente
  • Ibre/FGV: Confiança do Consumidor recua em março

Economia Internacional

  • CPB: Volume de comércio mundial aumenta 2,3% em janeiro
Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Confiança da Construção recua novamente

Divulgado pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou novamente em março, ao passar de 85,0 para 82,5 pontos na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo mês de 2018, na série sem ajuste, houve aumento de 0,4 ponto na confiança.



A queda do ICST foi resultado tanto da piora das expectativas quanto da avaliação da situação presente. O Índice de Expectativas (IE-CST) recuou de 96,0 para 93,5 pontos, enquanto que o Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 2,4 pontos para 72,0 pontos.

Após três leituras consecutivas observando expansão, o Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) caiu 1,7 p.p., para 65,3%. O resultado, embora ainda abaixo de sua média histórica (70,1%), é superior ao registrado em março de 2018 (65,0%). Tanto o NUCI para Máquinas e Equipamentos quanto para Mão de Obra também recuaram em 1,7 p.p..





Ibre/FGV: Confiança do Consumidor recua em março

Segundo publicação do Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou novamente em março, de 96,1 para 91,0 pontos na série ajustada sazonalmente, após ter registrado queda marginal de 0,5 ponto em fevereiro. Em março de 2018, o ICC registrava 93,0 pontos na série sem ajuste, indicando retração de 0,2 ponto na confiança do consumidor na comparação interanual.



Em março, a queda na confiança do consumidor foi resultado principalmente da deterioração das expectativas para os próximos meses. O Índice de Expectativas (IE) recuou 7,6 pontos e registrou 101,4 pontos. Apesar do resultado, o índice permanece acima da linha dos 100,0 pontos, indicando, portanto, otimismo em relação ao futuro por parte dos consumidores. O Índice de Situação Atual (ISA) também observou retração, indo de 78,1 para 76,6 pontos, após quatro leituras consecutivas de alta.





CPB: Volume de comércio mundial aumenta 2,3% em janeiro

O monitor do comércio mundial, divulgado pelo Netherlands Bureau for Economic Policy Analysis, subiu 2,3% na passagem de dezembro para janeiro, na série ajustada sazonalmente. Na leitura anterior, o índice havia observado queda de 2,1%. Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2018, o monitor do comércio mundial caiu 1,8%. Já em relação ao trimestre imediatamente anterior, houve retração de 1,8%.



Enquanto as exportações totais subiram 1,2% na comparação com o mês anterior, as importações registraram avanço de 3,5% em dezembro. Já na comparação interanual, o primeiro grupo caiu em 1,0%, ao passo que o segundo variou positivamente em 1,0%. Na comparação trimestral, as exportações caíram 1,7% enquanto que as importações recuaram 1,9%.

Em janeiro, o aumento do volume de comércio no mundo foi refletido principalmente nas economias emergentes, que variaram positivamente em 4,7%, enquanto que o índice para as economias avançadas subiu 0,8%.

Na abertura entre regiões, o destaque positivo desta leitura fica com a Ásia emergente, onde o volume de comércio cresceu 6,2% na passagem mensal, seguido pela América Latina, que avançou 4,5%. Apenas o Japão (-2,5%) e África e Oriente Médio (-1,4%) recuaram nesta leitura. A Zona do Euro, por sua vez, observou variação positiva de 0,6%, ao passo que os Estados Unidos registraram estabilidade frente ao mês anterior (0,0%).





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr