Informativo eletrônico - Edição 2591 Sexta-feira,29 de março de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista avança 0,5% em fevereiro
  • Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial indica queda na confiança em março

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira






Fiesp/Ciesp: Atividade industrial paulista avança 0,5% em fevereiro

Ontem (28/01), a Fiesp/Ciesp divulgou os resultados do Indicador do Nível de Atividade (INA) da Indústria Paulista referente ao mês de fevereiro. O INA apontou ligeira alta de 0,5% em relação ao mês anterior, já livre dos efeitos sazonais, após retração de 0,9% em janeiro. Frente ao mesmo mês de 2018, houve avanço de 4,3%, na série sem ajuste.



Em relação à taxa acumulada em 12 meses, o indicador segue com a trajetória de desaceleração observada desde abril de 2018, com crescimento de 0,5 em fevereiro, ante 0,6% nos 12 meses findos em dezembro.



A ligeira alta foi puxada pelo componente de Total de Vendas Reais, que expandiu 4,5%. Ao passo que o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou aumento em 0,2 p.p., atingindo 75,5%; e Horas Trabalhadas na Produção apresentaram estabilidade.

Ibre/FGV: Prévia da sondagem industrial indica queda na confiança em março

Divulgada nesta manhã pelo Ibre/FGV, a Sondagem da Indústria de março sinaliza queda de 1,8 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a fevereiro, na série com ajuste sazonal. O ICI registra 97,2 pontos e sinaliza moderado pessimismo por parte do setor pela décima leitura seguida, desde maio de 2018, quando foi deflagrada a greve dos caminhoneiros.



De acordo com a publicação, a queda do indicador resulta tanto da deterioração da avaliação dos empresários em relação à situação atual quanto à expectativa para os próximos meses. Assim, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,7 pontos, para 97,1 pontos, após quatro leituras seguidas de alta. Ao passo que o Índice de Expectativas recuou 1,8 pontos, registrando 97,4 pontos.



A prévia de fevereiro sinaliza retração de 0,5 ponto percentual do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), atingindo 73,6%.











 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr