Informativo eletrônico - Edição 2594 Quarta-feira, 03 de abril de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto aponta para desaceleração da atividade industrial em março
  • Zona do Euro: Preços ao produtor desaceleram em fevereiro

Dados da Economia Brasileira






Zona do Euro: PMI Composto aponta para desaceleração da atividade industrial em março

Divulgado na manhã de hoje pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) para a Zona do Euro indicou ligeira desaceleração da atividade econômica da região ao cair de 51,9 para 51,6 pontos em março, após ter subido 0,9 ponto no mês anterior. Com o resultado, a média móvel trimestral do indicador retraiu, de 52,3 para 51,5 pontos. Vale ressaltar que leituras acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.



Novamente, a desaceleração da atividade em março reflete o baixo desempenho do setor industrial, cujo PMI observou a oitava queda consecutiva ao passar de 49,3 para 47,5 pontos. Importante ressaltar que, pelo segundo mês seguido, o resultado indica retração na atividade industrial, algo que o setor não observava desde junho de 2013. Com isso, a média móvel trimestral do PMI da Indústria cai de 51,7 para 49,1 pontos. Já o PMI de Serviços subiu 0,5 ponto para 53,3 pontos, mas sua média móvel trimestral caiu de 52,8 para 52,4 pontos.



A publicação ressalta que apesar do resiliente crescimento dos serviços, o setor vem perdendo ritmo nos últimos meses, dado que seu desempenho depende da robustez do setor industrial. Além disso, os temores em relação à queda no ritmo de crescimento global têm se intensificado, com os consumidores continuando a frear o consumo.


Zona do Euro: Preços ao produtor desaceleram em fevereiro

Divulgado pelo Eurostat, o departamento oficial de estatísticas europeu, o índice de preços ao produtor do setor industrial subiu 0,1% entre janeiro e fevereiro na Zona do Euro. Na União Europeia, a alta foi de 0,2%. Na leitura anterior, a inflação para os produtores industriais foi de 0,3% em ambas as regiões.



Na comparação interanual, isto é, com fevereiro de 2018, o índice de preços ao produtor do setor industrial cresceu 3,0% na Zona do Euro e 3,1% na União Europeia. O resultado representa, para ambas as regiões, uma aceleração em relação à leitura anterior (2,9%).



O resultado desta leitura para a Zona do Euro reflete a desaceleração dos preços ao produtor em todas as categorias de bens, com exceção de Bens de consumo não-duráveis, cujos preços ficaram estáveis pela segunda leitura consecutiva. Os preços de Bens de Capital subiram 0,1%, ante 0,6% no mês anterior; Energia subiu 0,2% ante 0,4%; Bens de consumo duráveis, 0,1% ante 0,4%; e Bens intermediários, -0,1% ante 0,2%.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr