Informativo eletrônico - Edição 2595 Quinta-feira, 04 de abril de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI Brasil: Em março, atividade segue em aceleração
  • CNI: Três dos seis indicadores industriais avançaram em fevereiro

Economia Internacional

  • EUA: PMI indica desaceleração da atividade em março

Dados da Economia Brasileira






PMI Brasil: Em março, atividade segue em aceleração

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) para a economia brasileira, divulgado pelo Instituto Markit, subiu de 52,6 em fevereiro para 53,1 pontos em março, na série livre de efeitos sazonais. Enquanto a média trimestral móvel do indicador passa de 51,5 para 52,7 pontos. É importante ressaltar que valores acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade econômica.



A aceleração registrada em março deve-se a melhora no desempenho do setor de Serviços, cujo PMI passou de 52,2 para 52,7 pontos, e sua média móvel trimestral registrou 52,3 pontos (+ 1,1 ponto), o ritmo de crescimento mais rápido desde o primeiro trimestre de 2013. Já o PMI Industrial retraiu de 53,4 para 52,8 pontos, porém com a média móvel trimestral subindo 0,9 ponto, para 53,0 pontos.

Segundo a publicação, uma entrada de novos negócios em ambos os setores contribuiu para a alta na produção observada em março, com os pedidos de fábrica e quantidade de novos trabalhos nos serviços se expandindo solidamente. Contudo, as tendências para o nível de emprego permaneceram contidas, com a expansão do emprego na Indústria sendo contrabalanceada pela queda no setor de Serviços. De um modo geral, o nível de emprego no setor privado ficou basicamente estagnado em março.


CNI: Três dos seis indicadores industriais avançaram em fevereiro

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou os resultados dos seus Indicadores Industrias referentes ao mês de fevereiro. Na série ajustada sazonalmente, três dos seis indicadores apresentaram melhora no mês de referência: Faturamento Real e Horas trabalhadas, ambos avançaram 1,6%; e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,1 p.p., atingindo 78,0%. Os indicadores a recuar foram Massa salarial e Rendimento médio real, ambos em 0,7%; e Emprego, em 0,1%.



A Massa salarial real e o Rendimento médio real também caíram no acumulado dos 12 meses findos em fevereiro, em 1,5% e 1,6%, respectivamente. Nesta base de comparação, Faturamento real observou a maior variação positiva (+2,5%), seguido por Horas trabalhadas (+0,4%) e Emprego (+0,2%).






EUA: PMI indica desaceleração da atividade em março

Foi divulgado nesta semana pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) para os Estados Unidos referente ao mês de março. Nesta leitura, o indicador registrou queda de 55,5 para 54,6 pontos, indicando considerável desaceleração na atividade americana. Com o resultado, a média trimestral móvel do indicador subiu moderadamente de 54,7 para 54,8 pontos.



A desaceleração de março reflete tanto o desempenho da Indústria quanto do setor de Serviços. O PMI Industrial recuou de 53,0 para 52,4 pontos, com sua média móvel trimestral registrando 53,4 pontos (ante 54,9). O PMI de Serviços caiu 0,7 ponto e marcou 55,3 pontos. Por outro lado, a média móvel trimestral do indicador subiu de 54,6 para 55,2 pontos. Sua média móvel trimestral subiu de 54,3 para 54,9 pontos. O PMI Industrial, por outro lado, registrou seu menor nível desde junho de 2017 ao cair de 54,9 para 53,0 pontos, derrubando sua média móvel trimestral para 53,9 pontos (ante 55,5 pontos).






 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr