Informativo eletrônico - Edição 2596 Sexta-feira, 05 de abril de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Anfavea/Fenabrave: Produção nacional de veículos cai 2,9% em fevereiro; Vendas sobem 9,3%

Economia Brasileira

  • China: PMI Composto indica aceleração da atividade em março
  • EUA: Taxa de desemprego permanece em 3,8%
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira






Anfavea/Fenabrave: Produção nacional de veículos cai 2,9% em fevereiro; Vendas sobem 9,3%

Divulgada ontem (05/04) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção nacional de veículos automotores recuou 2,9% na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal, com 255,2 mil veículos produzidos. Com o resultado, que ocorre após alta de 11,1%, a produção acumula uma alta de 2,4% em doze meses. Já no primeiro trimestre de 2019, em relação ao mesmo período do ano passado, houve queda de 0,7%.

Na passagem mensal, apenas máquinas agrícolas apresentou alta, de 31,0%. Entre as variações negativas, destacam-se a retração de 28,3% na produção de Ônibus e de 11,8% na de Caminhões. Automóveis e Comerciais leves caíram 2,9% e 2,1%, respectivamente.



Também divulgados nesta semana pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas totais de veículos no mercado interno varejista não foram no mesmo da produção, ao avançarem 9,3% na passagem de fevereiro para março, na série com ajuste sazonal. O indicador acumula uma alta de 13,7% nos doze meses findos em março. No acumulado em 2019, houve avanço de 13,3%.

Nesta leitura, o destaque fica com as vendas de Comercias leves (+15,0%) e Automóveis (+12,8%). Caminhões e Motocicletas subiram 8,1% e 0,2%, respectivamente, ao passo que as vendas de Ônibus retraíram 1,7%.






China: PMI Composto indica aceleração da atividade em março

O Instituto Markit divulgou nesta semana o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) chinês. O PMI Composto avançou de 50,7 pontos em fevereiro para 52,9 pontos em março, na série ajustada sazonalmente. Com o resultado, que sugere uma considerável aceleração do crescimento já moderado para o país, a média trimestral móvel do indicador permaneceu estável em 51,5 pontos.



A aceleração de março é reflexo do desempenho do setor de serviços, para o qual o PMI subiu de 51,1 para 54,4 pontos na passagem mensal, indicando uma forte aceleração da atividade no setor. O avanço veio após um recuo considerável de 2,5 pontos em fevereiro. Com o resultado, a sua média móvel trimestral aumentou de 52,8 para 53,0 pontos.

O PMI Industrial também avançou, porém apenas em 0,9 pontos, registrando 50,8 pontos, após três meses de retração da atividade no setor (leituras abaixo de 50,0 pontos). Sua média móvel trimestral, contudo, cai de 50,0 para 49,7 pontos.


EUA: Taxa de desemprego permanece em 3,8%

Divulgada ontem (05/04) pelo BLS, o departamento de estatísticas do trabalho dos EUA, a taxa de desemprego do país permaneceu em 3,8% em março, na série com ajuste sazonal. No período, havia 6,2 milhões de pessoas desempregadas, mesmo número registrado em fevereiro.



Em março, houve criação líquida de 196 mil postos de trabalho em comparação com o mês anterior. De acordo com a publicação, o setor privado foi responsável pela geração de 182 mil empregos, enquanto o setor público criou 14 mil vagas. Dos novos empregos criados, a grande maioria o foi no setor de serviços (+170 mil vagas), com destaque para os serviços de educação e saúde (+70 mil) e Serviços profissionais e empresariais (+37 mil). A Indústria, por sua vez, teve criação líquida de 12 mil vagas, com o setor da Construção registrando +16 mil vagas, seguido pela Indústria extrativa com +2 mil vagas. A Indústria de transformação, por outro lado, observou fechamento líquido de 6 mil vagas em março.









 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr