Informativo eletrônico - Edição 2603 Terça-feira, 16 de abril de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ipea: Indústria extrativa derruba demanda por bens industrias em fevereiro
  • IBGE: Preços ao produtor aceleram para 0,43% em fevereiro

Economia Internacional

  • ZEW: Índice de sentimento econômico segue apresentando melhora
Dados da Economia Brasileira





Ipea: Indústria extrativa derruba demanda por bens industrias em fevereiro

Divulgado pelo IPEA, o Indicador Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais (definido como a produção industrial doméstica, descontadas as exportações e acrescidas as importações) registrou em fevereiro sua terceira queda consecutiva, de -0,9%, na série com ajuste sazonal. Com isso, o trimestre encerrado em fevereiro observa retração na margem de 2,1%. Em janeiro, o indicador havia recuado 1,3%. Na comparação interanual, isto é, com fevereiro de 2018, houve estabilidade.



A queda na demanda por Bens Industrias em fevereiro foi reflexo da diminuição das Importações, que recuaram 14,2%. A Produção líquida de exportações, por outro lado, subiu 1,0%. Nos 12 meses encerrados em fevereiro, as importações de Bens Industrias acumulam alta de 7,7%, enquanto que a Produção excluindo as exportações sobe 0,4%. Com os resultados, na mesma base de comparação a Demanda doméstica por bens da indústria registra alta de 1,8%.

Na abertura pelos grandes setores industrias, a queda de fevereiro foi resultado da menor demanda por bens da Indústria Extrativa, que recuou 19,4%, ante -12,9% em janeiro. Já a demanda por bens da Indústria de Transformação subiu 0,7%, ante recuo de 0,3% no mês anterior. No acumulado em 12 meses, o primeiro grupo registra retração de 10,5%, enquanto que o segundo tem alta de 3,3%.




IBGE: Preços ao produtor aceleram para 0,43% em fevereiro

Após recuar por quatro leituras consecutivas, o Índice de Preços ao Produtor (IPP), divulgado pelo IBGE, subiu 0,43% em fevereiro. Com este resultado, a variação acumulada em 12 meses acelera moderadamente de 8,32% em dezembro para 8,37% nessa leitura.



Na abertura entre os grandes setores industriais, a aceleração do IPP na passagem mensal reflete principalmente o comportamento dos preços da Indústria Extrativa, cuja variação passou de -7,59% em janeiro para 7,97 em fevereiro, contribuindo em 0,31 p.p. para o índice geral. Assim, a taxa acumulada em 12 meses para o setor fica em 22,02%, ante 15,56% em janeiro.

Já em relação à Indústria de Transformação, a inflação ao produtor acelerou de -0,46% para 0,12% nesta leitura, impactando o resultado final do IPP em 0,12 p.p.. Assim, a taxa acumulada em 12 meses para o setor fica em 7,77%, ante 7,97% no mês anterior.



Na abertura entre as 24 atividades industriais, 11 apresentaram variações positivas nos preços. As maiores influências positivas foram observadas na fabricação de Produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (+4,22%) e de Produtos farmoquímicos e farmacêuticos (+1,48%), com impacto conjunto de 0,45 p.p. no índice geral. Já entre as quedas, destacam-se Outros produtos químicos (-1,85%) e Produtos alimentícios (-0,53%), com influência combinada de -0,28 p.p. no IPP.



ZEW: Índice de sentimento econômico segue apresentando melhora

Segundo o Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão melhorou significantemente em abril ao avançar 6,7 pontos frente ao mês anterior, a sexta alta consecutiva, e atingiu 3,1 pontos. Em março o índice havia subido 9,8 pontos. Com o resultado, sua média móvel trimestral passou de -18,9 pontos em janeiro para -4,6 pontos neste mês. Entretanto, o índice permanece bem abaixo de sua média histórica (iniciada em dezembro de 1991) de 22,2 pontos.

Apesar da melhora das expectativas em fevereiro, a avaliação da situação econômica continua a piorar consideravelmente. O índice de avaliação da situação econômica atual recuou 5,6 pontos em sua sétima baixa consecutiva, atingindo 5,5 pontos, o menor valor desde novembro de 2014, com sua média móvel trimestral caindo de 43,7 para 10,5 pontos.



Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro foi no mesmo sentido do índice alemão e subiu 7,0 pontos em abril, atingindo 4,5 pontos, resultado das perspectivas para a Zona do Euro que melhoraram significativamente. Já o índice de avaliação atual apresentou significante recuo, em 6,6 pontos e registrou -13,2 pontos.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr