Informativo eletrônico - Edição 2604 Quarta-feira, 17 de abril de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Fiesp/Ciesp: Indústria Paulista abre 500 vagas líquidas em março

Economia Internacional

  • EUA: Produção industrial cai 0,1% em março
  • China: PIB avança 6,4% no primeiro trimestre
Dados da Economia Brasileira





Fiesp/Ciesp: Indústria Paulista abre 500 vagas líquidas em março

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) divulgou na manhã de ontem a Pesquisa de Nível de Emprego Industrial referente ao mês de março. Após ter criado 2,5 mil vagas líquidas na última leitura, a Indústria Paulista apresentou aumento de 500 postos de trabalho neste mês. Um ano antes, o setor criou 10,0 mil vagas.



Na série dessazonalizada, o resultado de março representa uma queda de 0,4% no nível de emprego industrial paulista, sendo este o 16º resultado negativo consecutivo. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, a queda foi de 2,3% na série sem ajuste. Por esta métrica, o indicador apresenta variações negativas desde outubro de 2011.

Com os resultados, em 12 meses houve fechamento líquido de 48,5 mil postos de trabalho, representando uma queda de 2,3% em relação aos 12 meses anteriores.





EUA: Produção industrial cai 0,1% em março

Divulgado na manhã de ontem pelo Federal Reserve (FED), a produção industrial americana caiu 0,1% na passagem de fevereiro para março, na série ajustada sazonalmente. Na leitura anterior, o índice havia subido 0,1%. Na comparação interanual, isto é, com março de 2018, houve crescimento de 2,8%.



A queda observada em março foi resultado do desempenho da Mineração, que retraiu 0,8% na margem, ante estabilidade no mês anterior. A Indústria de Transformação apresentou estagnação, após ter recuado 0,3% em fevereiro, ao passo que Utilidades subiu 0,2% (ante 3,7%). Nos 12 meses encerrados em março, a Indústria de Transformação acumula alta de 2,6%, 0,1 p.p. a menos que o registrado na leitura anterior.



Por fim, a utilização da capacidade instalada apresentou ligeiro recuo em março, de 0,2 p.p. para 78,8%, na série ajustada sazonalmente. Já em relação a março de 2018, houve aumento de 0,2 p.p., na série sem ajuste.


China: PIB avança 6,4% no primeiro trimestre

O Departamento Nacional de Estatísticas (National Bureau of Statistics - NBS) chinês divulgou os resultados preliminares do PIB referentes ao primeiro trimestre. Na comparação frente ao mesmo período do ano anterior, o país apresentou crescimento de 6,4%, mesma taxa interanual registrada no trimestre anterior. Na margem, o crescimento do PIB foi de 1,4%, ante 1,5% no último trimestre de 2018.



No primeiro trimestre de 2019, o destaque fica com a Indústria, que subiu 6,5% na comparação interanual, 0,8 p.p. acima do registrado no último trimestre do ano passado. O setor de Serviços, por sua vez, subiu 7,4% na mesma base de comparação, ante 7,2%, com destaque para o desempenho das vendas no Varejo, que avançaram 8,3%. A Agricultura, por sua vez, subiu 4,4%, taxa interanual estável frente ao trimestre anterior.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr