Informativo eletrônico - Edição 2621 Terça-feira, 14 de maio de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Volume de serviços recua 0,7% em março
  • ABCR/ABPO: Indicadores industriais antecedentes avançam em abril

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção Industrial cai 0,3% em março
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Volume de serviços recua 0,7% em março

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE, apontou para recuo de 0,7% no volume de serviços prestados no país na passagem de fevereiro para março, na série ajustada sazonalmente. O resultado representa o terceiro mês consecutivo de retração no setor, que no primeiro trimestre do ano acumula queda de 1,7%, eliminando a alta de 0,9% observada no último trimestre de 2018. Na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2018, a queda foi de 2,3%.



Com o resultado desta leitura, o setor acumula alta de 0,6% em 12 meses, ante 0,7% em fevereiro. Apesar da moderada desaceleração nesta base de comparação, os serviços apresentam uma trajetória de aceleração desde abril de 2017 (-5,0%).



A queda de 0,7% do volume de serviços em março, na comparação com fevereiro, foi acompanhada por três das cinco atividades, com destaque para a pressão negativa de serviços de informação e comunicação (-1,7%). Houve variações negativas também em serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%) e outros serviços (-0,2%). Já os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (+0,5%) e os serviços prestados às famílias (+1,4%) ficaram positivos. Abaixo, a taxa acumulada em 12 meses para cada atividade.




ABCR/ABPO: Indicadores industriais antecedentes avançam em abril

Divulgado ontem (13/05) pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o índice que mensura o fluxo de veículos pesados nas rodovias pedagiadas subiu 1,4% em abril frente ao mês de março, na série com ajuste sazonal. Na última leitura, o fluxo havia caído 1,1%. Com o resultado, o indicador acumula alta de 0,4% em 12 meses. Cabe ressaltar que nesta base de comparação o fluxo de veículos pesados vem observando desaceleração desde julho de 2018, quando acumulava aumento de 2,5%.



Também divulgado ontem pela Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO), a prévia do indicador que mensura a produção de papelão também registrou alta, de 4,2% em abril, ante queda de 5,7% no mês anterior. Com isso, a produção de papel ondulado apresentou estabilidade no acumulado em 12 meses, mantendo a tendência de desaceleração observada desde dezembro de 2017.





Zona do Euro: Produção Industrial cai 0,3% em março
​​​​​​
Divulgada nesta manhã pelo Eurostat, o departamento de estatísticas oficial europeu, a produção industrial da Zona do Euro caiu 0,3% em março, após ter recuado 0,1% em fevereiro, na série livre de efeitos sazonais. Na União Europeia, a produção retraiu 0,1%, ante estabilidade no mês anterior. Na comparação interanual, isto é, com março de 2018, a produção do setor observou baixa de 0,6% na Zona do Euro e subiu 0,4% na União Europeia.



Nesta leitura, a queda da produção industrial na Zona do Euro foi refletida nos setores de Energia (-0,3%) e Bens de consumo não-duráveis (-1,0%). As demais categorias de bens avançaram: Bens de consumo duráveis (+0,7%), Bens de Capital: (+0,4%) e Bens intermediários (+0,1%).

Entre os países membros, as maiores quedas foram observadas em Malta (-3,7%), Grécia (-2,7%) e Suécia (-2,3%). Enquanto as maiores altas ocorreram na Lituânia (+3,5%), Dinamarca (+1,8%) e Eslováquia (+1,2%). Entre as quatro maiores economias da região, apenas a Alemanha teve aumento na produção industrial (+0,4%). Espanha, França e Itália recuaram em 1,2%, 1,0% e 0,9%, respectivamente.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr