Informativo eletrônico - Edição 2626 Terça-feira, 21 de maio de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • CNI/Fiesp: Confiança Empresarial continua em declínio
  • Ibre/FGV: Prévia da Sondagem da Indústria sinaliza piora na confiança em maio​​​​​​​
Dados da Economia Brasileira





CNI/Fiesp: Confiança Empresarial continua em declínio

Divulgado pela tarde de ontem (20/05) pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou sua quarta queda consecutiva ao variar de58,4 para 56,5 pontos em maio. Na comparação com maio de 2018, contudo, houve avanço de 1,0 ponto. A queda é reflexo principalmente da piora da avaliação do momento presente. O Índice de Condições Atuais caiu de 49,8 para 47,8 pontos, se afastando da linha dos 50,0 pontos e indicando, portanto, piora da percepção das condições do negócio por parte dos empresários. O Índice de Expectativas recuou 62,6 para 60,8 pontos, a quarta queda consecutiva, com o indicador acumulando retração de 9,1 pontos desde janeiro. Apesar do resultado negativo, as expectativas ainda se encontram em campo de otimismo em relação ao futuro.

O ICEI de São Paulo, divulgado pela Fiesp, recuou mais expressivamente que o observado para o Brasil, retraindo de 53,7 para 50,7 pontos. Na comparação interanual a queda foi de 3,4 pontos. Enquanto o Indicador de Condições retraiu 2,8 pontos para 44,0 pontos, o Índice de Expectativas observou sua quarta baixa consecutiva, de 57,1 para 54,1 pontos. Vale ressaltar que desde janeiro o Índice de Expectativas acumula queda de 16,5 pontos




Ibre/FGV: Prévia da Sondagem da Indústria sinaliza piora na confiança em maio

Divulgada nesta manhã pelo Ibre/FGV, a prévia da Sondagem da Indústria de maio sinaliza queda de 1,6 ponto do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a abril, na série com ajuste sazonal. Caso confirmado o resultado, o ICI registraria 96,3 pontos e sinalizaria moderado pessimismo por parte do setor pela 12ª leitura seguida, desde junho de 2018, quando o setor passou a sentir os efeitos da greve dos caminhoneiros.



De acordo com a publicação, a queda na confiança em maio deve-se principalmente à deterioração das expectativas. O Índice de Expectativas (IE) recuou 2,9 pontos e registrou 94,5 pontos, sendo este o menor valor desde agosto de 2017. O Índice de Situação Atual também caiu, porém apenas moderadamente, de 98,5 para 98,1 pontos.



Por fim, a prévia de maio sinaliza aumento de 0,2 p.p. no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), atingindo 74,7% na série com ajuste sazonal.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr