Informativo eletrônico - Edição 2628 Quinta-feira, 23 de maio de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Frustração com a situação atual derruba confiança do consumidor em maio

Economia Internacional

  • Alemanha: PIB avança 0,4% no primeiro trimestre
Dados da Economia Brasileira





Ibre/FGV: Frustração com a situação atual derruba confiança do consumidor em maio

Segundo publicação do Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou novamente em maio, de 89,5 para 86,6 pontos na série ajustada sazonalmente. O resultado representa a quarta retração consecutiva do indicador, que desde janeiro acumula queda de 10,0 pontos. Frente a maio de 2018, a retração foi de 1,9 ponto.



Apesar das expectativas também terem se deteriorado em maio, a queda registrada no período deveu-se principalmente à frustração em relação ao momento presente. O Índice de Situação Atual (ISA), após ter apresentado gradual melhora nos últimos meses, recuou 3,7 pontos e registrou 73,4 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE) observou a quarta retração seguida, de 98,7 para 96,5 pontos, indicando continuidade no clima de pessimismo dos consumidores em relação ao futuro próximo. Vale ressaltar que no ano de 2019 o IE já acumulou perca de 14,2 pontos.





Alemanha: PIB avança 0,4% no primeiro trimestre

Confirmando a prévia do Destatis, o órgão federal de estatísticas da Alemanha, o Produto Interno Bruto alemão registrou alta de 0,4% no primeiro trimestre de 2019 frente ao trimestre imediatamente anterior, na série dessazonalizada. Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, o PIB subiu 0,7%.



Na comparação trimestral, a principal contribuição veio do Consumo das famílias, que subiu 1,2% e contribuiu com 0,6 p.p. para o avanço do PIB. Já o Consumo do Governo caiu 0,3% (com impacto de -0,1 p.p.). O Investimento caiu 1,7% no período, influenciado pela queda nos Estoques, que impactou o resultado final em -0,6 p.p., enquanto a Formação Bruta de Capital Fixo avançou 1,1% (com influência de 0,2 p.p.). Em relação ao setor externo, as Exportações subiram 1,0%, ao passo que as Importações cresceram 0,7%. Com isso, a balança comercial representou contribuição de 0,2 p.p. para o resultado final do PIB.

A publicação também trouxe dados sobre o nível de emprego na economia alemã. No primeiro trimestre de 2019, 44,9 milhões de pessoas estavam empregadas no país. O número representa um aumento de 481 mil pessoas, ou 1,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A produtividade geral do trabalho, por outro lado, teve queda de 0,8% de acordo com os resultados preliminares.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr