Informativo eletrônico - Edição 2636 Terça-feira, 04 de junho de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Produção industrial sobe 0,3% em abril
  • CNI: Todos os indicadores industriais avançaram em abril
Dados da Economia Brasileira





IBGE: Produção industrial sobe 0,3% em abril

A Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta manhã pelo IBGE, apontou alta de 0,3% na produção industrial na passagem de março para abril, após ter indicado queda de 1,4% na leitura anterior. Na comparação interanual, isto é, frente a abril de 2018, houve retração de 3,9%, a segunda consecutiva. Com o resultado, a indústria acumulada queda de 1,1% em 12 meses, a menor taxa nesta base de comparação desde junho de 2017, e mantendo a trajetória de desaceleração observada desde junho de 2018. Nos quatro primeiros meses de 2019 a produção é 2,7% menor em comparação o período de janeiro a abril do ano anterior.



O aumento da produção em abril reflete o desempenho da Indústria de Transformação, que subiu 1,2% na passagem mensal, após ter recuado 0,2% em março. Apesar da melhora mês a mês, em 12 meses a Indústria de Transformação acumula queda de 0,9% e continua na tendência de desaceleração observada desde julho de 2018. Já em 2019, a queda acumulada é de 1,3%.

A Indústria Extrativa, por sua vez, observou sua quarta retração consecutiva na passagem mensal, desta vez de 9,7%, ante -1,6% em março. Com isso, no ano de 2019 o setor acumula baixa de 11,8%, ao passo que em 12 meses a retração é de 2,4%.



Na abertura entre as categorias de uso, apenas os Bens intermediários caíram (-1,4%). Os Bens de consumo duráveis lideraram a alta mensal, subindo 3,4%, seguido pelos Bens de capital (+2,9%) e pelos Bens de consumo semiduráveis e não duráveis (+2,6%).




Por fim, entre as 26 atividades econômicas levantadas pela pesquisa, 20 se expandiram nesta leitura, enquanto seis recuaram. As principais influências positivas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (7,1%); máquinas e equipamentos (8,3%); outros produtos químicos (5,2%); e produtos alimentícios (1,5%); com todos revertendo o comportamento negativo observado em março. Por outro lado, entre os seis ramos que reduziram a produção nesse mês, o desempenho de maior importância para a média global, além da Indústria Extrativa, foi o do setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,0%), que recuou pelo segundo mês seguido e acumulou perda de 5,0% nesse período.





CNI: Todos os indicadores industriais avançaram em abril

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou os resultados dos seus Indicadores Industriais referentes ao mês de abril. Na série ajustada sazonalmente, todos os indicadores apresentaram melhora no mês de referência, com destaque para o Faturamento Real (+3,3%); seguido pelas Horas trabalhadas (+1,1%); Rendimento médio real (+0,9%); Massa salarial real (+0,5); e Emprego (+0,1%). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), por sua vez, expandiu em 0,6 p.p. e registrou 77,8%.




No acumulado em 12 meses, a Massa salarial real e o Rendimento médio real continuaram em tendência de queda, recuando 2,3% e 2,5%, respectivamente. Por outro lado, o Emprego (+0,2%) e o Faturamento Real (+0,1%) avançaram, porém com este último com uma trajetória de desaceleração observada desde julho de 2018. As Horas trabalhadas, por fim, registraram estabilidade.






 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr