Informativo eletrônico - Edição 2665 |
Sexta-feira, 19 de julho de 2019 |
|
Prezado leitor,
Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
Economia Brasileira
- CNI/Fiesp: Confiança empresarial avança moderadamente em julho
Economia Internacional
- EUA: Confiança do consumidor sobe em julho
Agenda Semanal
Dados da Economia Brasileira

.gif) |
CNI/Fiesp: Confiança empresarial avança moderadamente em julho
Divulgado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 0,5 ponto na passagem de junho para julho, registrando 57,4 pontos. Na comparação com o mesmo período de 2018, houve alta de 7,2 pontos. A expansão é reflexo principalmente da melhora das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Expectativas subiu de 61,7 para 62,1 pontos, se afastando positivamente da linha dos 50,0 pontos e indicando otimismo em relação ao futuro próximo por parte dos empresários. Por outro lado, o Índice de Situação Atual recuou de 47,6 para 47,0 pontos, a quinta queda consecutiva, com o indicador acumulando retração de 8,6 pontos desde março. O resultado negativo indica piora da percepção das condições do negócio por parte dos empresários.
O ICEI de São Paulo, divulgado pela Fiesp, também teve expansão moderada, subindo de 53,6 para 53,9 pontos. Na comparação interanual a alta foi de 5,6 pontos. Assim como para o Brasil como um todo, em São Paulo foram as expectativas que lideraram a alta do ICEI, com o Índice de Expectativas subindo de 58,1 para 58,4 pontos. Já o Indicador de Condições Atuais caiu de 44,4 para 43,3 pontos. Com os resultados, apenas as expectativas dos empresários se mostram otimistas, enquanto as avaliações das condições atuais dos negócios permanecem ruins. 
.gif)
|
EUA: Confiança do consumidor sobe em julho
Divulgado hoje pela Universidade de Michigan, o Índice de Confiança do Consumidor americano registrou ligeira alta em julho, passando de 98,2 para 98,4 pontos. O resultado do indicador, que indicou avanço de 7,2 pontos entre janeiro e julho, ocorre após queda em junho. Em julho de 2018, a confiança do consumidor registrava 97,9 pontos. 
Entre os componentes do indicador geral, o índice de expectativas teve avanço de 0,8 ponto em julho, enquanto o índice de situação atual caiu 0,8 ponto no período. De acordo com a publicação, os consumidores esperam desaceleração da inflação durante o próximo ano. .gif)
|
Macro Visão é uma publicação da: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316
|
|
|