Informativo eletrônico - Edição 2675 Sexta-feira, 02 de agosto de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • EUA: Taxa de desemprego é de 3,7% em julho
  • Zona do Euro: Preços ao produtor registram deflação de 0,6% em junho
  • Zona do Euro: Vendas no varejo têm alta de 1,1% em junho

Agenda Semanal





EUA: Taxa de desemprego é de 3,7% em julho

Divulgado hoje (02/08) pelo Departamento de Estatística Trabalhistas (BLS, em inglês), a taxa de desemprego da economia americana ficou estável em 3,7% em julho, após ter registrado alta de 0,1 p.p em junho. Com o resultado, o número de pessoas desempregadas no país ficou estável em 6,1 milhões de pessoas.



Em julho, houve criação líquida de 164 mil postos de trabalho. Dos novos empregos criados, a grande maioria o foi novamente no setor de Serviços (+133,0 mil vagas), com destaque para Educação e Saúde (+ 66,0 mil vagas). A Indústria, por sua vez, foi responsável pela geração de apenas 15,0 mil vagas no período, destacando-se a Indústria de Transformação (+ 16,0 mil vagas).

Ainda no relatório da BLS, a geração de empregos no setor público ficou em 16,0 mil postos. Sendo assim, o total de empregos criados no setor privado foi de 148,0 mil. Este resultado fica em linha com o divulgado pelo Instituto ADP nesta semana, em 156,0 mil. Da mesma forma, o setor de serviços (com 146,0 mil) concentrou a maior parte, seguido pelo setor industrial (9,0 mil).


Zona do Euro: Preços ao produtor registram deflação de 0,6% em junho

Divulgado essa semana pelo Eurostat, o departamento oficial de estatísticas europeu, o índice de preços ao produtor do setor industrial caiu 0,6% entre maio e junho tanto na Zona do Euro como na União Europeia, ante -0,1% e 0,0% no mês anterior, respetivamente. Este é o quarto mês consecutivo em que os índices não apresentam variações positivas, com o índice da Zona do Euro acumulando queda de 1,1%.



No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor do setor industrial cresceu 0,7% na Zona do Euro e 0,9% na União Europeia. O resultado representa, para ambas as regiões, uma desaceleração em relação à leitura anterior (1,6% e 1,9% respectivamente).



A variação negativa desta leitura para a Zona do Euro reflete a trajetória dos preços de Energia (-2,2%) e Bens intermediários (-0,3%). Já a categoria Bens de capital permaneceu estável (0,0%), ao passo que Bens de consumo duráveis e não duráveis subiram ambos 0,2%.


Zona do Euro: Vendas no varejo têm alta de 1,1% em junho

Segundo divulgado pelo Eurostat, o departamento oficial de estatísticas europeu, o volume de vendas no varejo aumentou 1,1% em junho na Zona do Euro, na série ajustada sazonalmente. Na comparação com o mesmo mês de 2018, houve avanço de 2,6%. Para a União Europeia, as vendas subiram 1,2% na passagem mensal de maio para junho (ante queda de 0,7% em maio) e expansão de 2,8% na comparação interanual.



Na abertura entre os grupos de despesa, a publicação ressalta que o resultado positivo para a Zona do Euro é devido ao aumento de vendas das categorias: Combustíveis Automotivos (1,2%); Alimentos, Bebidas e Tabaco (1,1%) e Produtos Não-Alimentícios (1,1%). Para a União Europeia, os resultados dos grupos citados foram 1,7%, 1,0% e 1,3%, respectivamente.

Na abertura por países, destaque para os avanços no volume de vendas da Croácia (+6,8%) e Alemanha (+3,5%). Enquanto os piores resultados foram observados em Portugal (-0,9%) e Irlanda (-0,8%).

Entre as maiores economias, além da já citada Alemanha, as vendas na Itália cresceram 1,3%; enquanto retraíram -0,4% na França. As vendas no varejo não apresentaram variação na Espanha.





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin