Informativo eletrônico - Edição 2677 Terça-feira, 06 de agosto de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Indicador antecedente de emprego avança em julho

Economia Internacional

  • PMI Global: Com melhor desempenho dos serviços, atividade global registra aceleração em julho
  • EUA: Expansão da atividade acelera em julho




Ibre/FGV: Indicador antecedente de emprego avança em julho

O Indicador Antecedente de Emprego, divulgado pela manhã de hoje pelo Ibre/FGV, apresentou novo avanço em julho, de 86,6 para 87,0 pontos, na série ajustada sazonalmente. Este é o segundo avanço consecutivo do indicador, que desde fevereiro acumula queda de 14,1 pontos. Com a melhora na passagem mensal, o indicador encontra-se acima de sua média histórica (86,9). Já sua média trimestral móvel apresentou a quarta leitura consecutiva de queda ao cair 8,6 e registrar 86,5 pontos.

O Indicador Coincidente de Desemprego (ICD), que registra a percepção das famílias brasileiras sobre o mercado de trabalho, foi no sentido contrário do IAEmp ao cair de 94,6 para 92,6 pontos, o segundo menor valor desde agosto de 2015. A média móvel trimestral do ICD, contudo, subiu de 93,7 para 94,3 pontos. Vale lembrar que, quanto mais alto o patamar do ICD, pior é o seu resultado.



Em julho, a maior contribuição positiva ao IAEmp veio do Indicador de Tendência dos Negócios para os próximos seis meses no setor de Serviços, com 6,3 pontos na margem. Enquanto, o Indicador de Emprego dos consumidores que se encontram na faixa de renda familiar mensal de até R$ 2.000,00 foram os que mais contribuíram para a queda do ICD, -4,8 pontos.



PMI Global: Com melhor desempenho dos serviços, atividade global registra aceleração em julho

Segundo divulgação do J.P. Morgan e do Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Global Composto (Global PMI Composite, em inglês) observou alta em julho, passando de 51,2 para 51,7 pontos. O resultado, que indica aceleração moderada no ritmo de crescimento global, ocorre após o indicador ter registrado nas duas últimas leituras o seu nível mais baixo desde junho de 2016 (51,2). Apesar da alta, sua média móvel trimestral recua de 51,5 para 51,4 pontos, e mantendo a trajetória de queda observada desde janeiro de 2018.



O novo fôlego dado à atividade econômica se deve ao setor de serviços, que apresentou uma melhora no desempenho pelo segundo mês consecutivo; enquanto a indústria segue em contínua desaceleração rumo à retração. O PMI de Serviços avançou de 51,9 para 52,5 pontos, mas com sua média móvel trimestral caindo 0,1 ponto (52,0 pontos). Já o PMI Industrial caiu pela 15ª leitura consecutiva, desta vez de 49,4 para 49,3 pontos. Desde janeiro de 2018 o indicador acumula baixa de 4,2 pontos, adentrando o terreno negativo (leituras abaixo de 50,0 pontos) nos últimos 3 meses, o que indica intensificação do ritmo de queda do produto industrial. Assim sua média móvel trimestral passa de 49,9 para 49,5 pontos.



Segundo a publicação, todos os 12 países cujos dados estavam disponíveis apresentaram expansão da atividade em julho. Destes, apenas quatro (EUA, China, índia e Itália) cresceram de forma mais acelerada, enquanto Reino Unido, Brasil e Rússia voltaram a se expandir após terem retraído no mês anterior. EUA, França, Índia e Austrália forma os únicos países a registrar taxas de crescimento acima da média global.

EUA: Expansão da atividade acelera em julho

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) para os Estados Unidos, divulgado pelo Instituto Markit, subiu em julho, de 51,5 para 52,6 pontos, ante alta de 0,6 ponto em junho, indicando aceleração na atividade americana. Com o resultado, a média trimestral móvel do indicador retraí de 54,4 para 51,7 pontos.



A aceleração de junho é devida ao PMI de Serviços que avançou 1,5 ponto registrando 53,0 pontos. Enquanto o PMI Industrial caiu de 50,6 para 50,4 pontos, o menor valor desde setembro de 2009.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr