Informativo eletrônico - Edição 2680 Sexta-feira, 09 de agosto de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ipea: Investimento avança 1,3% em maio
  • IBGE: Volume de serviços recua 1,0% em junho

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira





Ipea: Investimento avança 1,3% em maio

Segundo o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), o investimento subiu 0,7% em junho, registrando sua quarta alta consecutiva, na série livre de influências sazonais. Já na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2018, houve expansão de 2,1%.



No segundo trimestre, o indicador avançou 2,3% frente ao trimestre imediatamente anterior, na série com ajuste sazonal. Frente ao mesmo período de 2018, a expansão foi de 5,3%.



Com os resultados, no acumulado em 12 meses o investimento registra alta de 4,3%, estável quando comparado com o resultado de maio. No ano de 2019, o indicador Ipea de FBCF avança 3,1%.



Na abertura entre os componentes do Indicador Ipea de FBCF, o Consumo Aparente de máquinas e equipamentos (Came) - que corresponde à sua produção doméstica líquida das exportações acrescida das importações - subiu 0,5% na passagem mensal, sua sexta alta consecutiva. O indicador da Construção Civil avançou 0,8%, ante 0,7% em maio, ao passo que o Consumo aparente de outros voltou a apresentar desempenho negativo, caindo 0,3%, ante alta de 2,5% no mês anterior. Abaixo a taxa acumulada em 12 meses para cada componente.




IBGE: Volume de serviços recua 1,0% em junho

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje pelo IBGE, apontou para redução de 1,0% no volume de serviços prestados no país na passagem de maio para junho, na série ajustada sazonalmente. O resultado ocorre após avanço de 0,1% em maio. Na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2018, houve queda de 3,6%.



Apesar da queda nesta leitura, o setor acumula alta de 0,7% em 12 meses, ante 1,1% em maio.



Em termos setoriais, todas as cinco atividades contraíram em junho frente a maio, com destaque para serviços de informação e comunicação (-2,6%) e outros serviços (-2,3%). As demais retrações foram: transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,0%); serviços prestados às famílias (-0,2%); e serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,1%). Abaixo, o gráfico com as variações acumuladas em 12 meses por atividade do volume de serviços.








Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr