Informativo eletrônico - Edição 2698 Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI Brasil: Nível de atividade observa expansão em agosto

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto indica moderada aceleração da atividade em agosto
  • China: PMI Composto indica aceleração da atividade em agosto




PMI Brasil: Nível de atividade observa expansão em agosto

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) para a economia brasileira, divulgado pelo IHS Markit, subiu de 51,6 em julho para 51,9 pontos em agosto, na série livre de efeitos sazonais, indicando expansão da atividade pela terceira leitura consecutiva. No mês anterior, o indicador havia avançado 2,6 pontos. Com o resultado, a média trimestral móvel do PMI Composto sobe de 50,7 para 50,8 pontos. É importante ressaltar que valores acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade econômica.



Nesta leitura, o PMI Industrial variou positivamente em 2,6 pontos, de 49,9 para 52,5 pontos, enquanto o PMI de Serviços retraiu 0,8 ponto, de 52,2 para 51,4 pontos. Com os resultados, a média móvel trimestral dos indicadores atingiram 51,1 e 50,6 pontos, respectivamente (ante 51,5 e 50,1 pontos no trimestre anterior).

Segundo a publicação, o aumento da produção foi o maior em cinco leituras e as fábricas criaram empregos pela primeira vez desde abril, o que sugere uma intenção de ampliação da capacidade produtiva.



Zona do Euro: PMI Composto indica moderada aceleração da atividade em agosto

Divulgado na manhã de hoje pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) para a Zona do Euro avançou 0,4 ponto e registrou 51,9 pontos em agosto, após ter caído 0,7 ponto em julho. O resultado aponta para uma leve aceleração do crescimento da atividade econômica da região. Assim, a média móvel trimestral do indicador ficou praticamente estável, marcando 51,9 pontos. Vale ressaltar que leituras acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade em relação ao mês anterior.



A melhora do resultado de agosto reflete o avanço do setor de serviços, assim como uma atenuação do ritmo de queda na indústria. O PMI de Serviços subiu de 53,2 para 53,5 pontos, ante queda de 0,4 ponto na leitura anterior. Já o PMI Industrial encerrou três meses consecutivos de queda e avançou 0,5 ponto, para 47,0 pontos. Importante ressaltar que apesar dessa alta, a indústria continua a apresentar retração do produto frente ao mês anterior na Zona do Euro pela sétima leitura seguida.



Segundo a publicação, a região continua em um estado de fragilidade, com um crescimento esperado para o terceiro trimestre de 0,2% ou menos. Além do mais, o crescimento permanece bastante desbalanceado, com a retração na Indústria, principalmente por conta da deterioração das exportações e do pior desempenho na Alemanha, sendo compensado por um setor de serviços ainda resiliente, por sua vez devido ao sólido consumo interno.

China: PMI Composto indica aceleração da atividade em agosto

O Instituto Markit divulgou nesta semana o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) chinês. O PMI Composto avançou de 50,9 pontos em julho para 51,6 pontos em agosto, na série ajustada sazonalmente. O resultado sugere uma aceleração moderada do crescimento para o país; entretanto a média trimestral móvel do indicador caiu de 52,4 para 51,0 pontos.



O avanço registrado em agosto é atribuído tanto ao PMI Industrial quanto ao PMI de Serviços. O primeiro indicador subiu de 49,9 para 50,4 pontos, com sua média móvel trimestral registrando 49,9 pontos, ante 50,4 no trimestre anterior. Enquanto o PMI de Serviços registrou expansão de 0,5 ponto, para 52,1 pontos. Com o resultado, sua média móvel trimestral caiu de 52,4 para 51,0 pontos.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin