Informativo eletrônico - Edição 2705 Sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Banco Central: Índice de Atividade Econômica recua 0,3% em julho
  • Ipea: Demanda interna por bens industriais sobe 2,6% em julho

Agenda Semanal





Banco Central: Índice de Atividade Econômica recua 0,3% em julho

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br), divulgado hoje pela manhã, retraiu 0,2% em julho, na série ajustada sazonalmente. Na leitura anterior, o indicador avançou 0,3%. No ano, o IBC-Br avança 0,8% frente ao período janeiro-julho de 2018.



Na comparação interanual, isto é, frente ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 1,3%, ante -1,5% em junho. Com isso, nos 12 meses findos em julho, o indicador acumula alta de 1,1%, estável em relação à taxa do mês anterior.



A retração desta leitura provavelmente foi reflexo do desempenho da indústria. Segundo as pesquisas mensais de atividade do IBGE, a produção industrial de julho retraiu 0,3%, enquanto o volume de serviços prestados e as vendas no varejo avançaram 0,8% e 0,1%, respectivamente.

Ipea: Demanda interna por bens industriais sobe 2,6% em julho

Divulgado pelo IPEA, o Indicador Mensal de Consumo Aparente de Bens Industriais (definido como a produção industrial doméstica, descontadas as exportações e acrescidas as importações) avançou 2,6% na passagem de junho para julho na série com ajuste sazonal, o resultado ocorre após retração de 0,2% na última leitura. Frente ao mesmo mês de 2018, houve alta de 1,2% do indicador, na série sem ajuste sazonal.



Entre os componentes do Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, a produção interna líquida de exportações subiu 1,1% na passagem mensal livre de efeitos sazonais; enquanto as importações de bens industriais avançaram 8,9% no mesmo período. No acumulado em 12 meses, o consumo a aparente de bens nacionais recuou 2,3%, enquanto as importações avançaram 4,2%.

Nos 12 meses findos em julho, o consumo aparente de bens industriais observa retração acumulada de 1,1%, ante 0,4% no mês anterior. O resultado aparenta dar continuidade à trajetória de desaceleração observada desde agosto de 2018. Na abertura entre os setores industriais nessa base de comparação, a demanda por bens da Indústria de Transformação apresenta estabilidade, enquanto a Indústria Extrativa cai 6,4%.



Todas as categorias econômicas avançaram na passagem de junho para julho, com destaque para: Bens de consumo duráveis (3,9%); Bens de consumo semi e não-duráveis (2,6%); Bens intermediários (1,7%); e Bens de Capital (1,2%). Abaixo, a taxa acumulada em 12 meses para cada categoria.









Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr