EUA: Produção Industrial sobe 0,6% em agosto
Divulgada pelo Federal Reserve (FED), a produção industrial americana registrou alta de 0,6% na passagem de julho para agosto, na série ajustada sazonalmente. Na leitura anterior o índice havia recuado 0,1%. Na comparação interanual, isto é, com agosto de 2018, houve expansão de 0,4% na série sem ajuste.

O avanço da produção em agosto foi reflexo do melhor desempenho em todos os setores industriais, com destaque para a Mineração, que subiu 1,4%; seguido por Utilidades (+0,6%) e pela Indústria de Transformação (+0,5%). No acumulado em 12 meses, este último grupo continua em trajetória de desaceleração ao variar 1,2% nesta base de comparação, ante 1,6% um mês antes.
ZEW: Índice de sentimento econômico melhora; avaliação da situação atual segue em deterioração
Segundo o Instituto ZEW, o Índice de Sentimento Econômico alemão (que representa as expectativas dos agentes para os próximos meses) melhorou em setembro, ao avançar de -44,1 para -22,5 pontos, o primeiro avanço em cinco leituras. Com este resultado, sua média móvel trimestral passou de -6,7 pontos em agosto para -30,4 pontos neste mês. O resultado mantém o índice bem abaixo de sua média histórica (iniciada em dezembro de 1991) de 21,5 pontos.
O índice de situação atual seguiu em queda e recuou 6,4 pontos, para -19,9 pontos, atingindo seu menor valor desde maio de 2010, com sua média trimestral móvel retraindo de 7,2 para -11,5 pontos.

Por fim, o indicador de sentimento econômico para a Zona do Euro foi no mesmo sentido do índice alemão e subiu 21,2 em agosto, atingindo -22,4 pontos. Enquanto o índice de avaliação da situação atual recuou 1,1 ponto e registrou -15,6 pontos.
.gif)