Informativo eletrônico - Edição 2718 Quarta-feira, 02 de Outubro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Fiesp/Ciesp: Atividade Industrial paulista registra estabilidade em agosto
  • CNI: Quatro dos seis indicadores industriais avançaram em agosto
  • Ibre/FGV: Confiança dos empresários fica estável em setembro




Fiesp/Ciesp: Atividade Industrial paulista registra estabilidade em agosto

Divulgado pela Fiesp/Ciesp, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da Indústria paulista apresentou estabilidade em agosto, na série livre de influências sazonais. Em relação ao mesmo mês de 2018, houve queda de 0,9%, na série sem ajuste.



A estabilidade observada na passagem mensal reflete a variação dos seguintes indicadores: Vendas reais (+0,1%); Horas trabalhadas na produção (-0,2%); e Nível de Utilização da Capacidade Instalada (-0,2 p.p.).

Em relação à taxa acumulada em 12 meses, o indicador apresentou estabilidade nesta leitura.




CNI: Quatro dos seis indicadores industriais avançaram em agosto

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou os resultados dos Indicadores Industriais referentes ao mês de agosto. Na série ajustada sazonalmente, quatro dos seis indicadores apresentaram melhora no mês de referência: Faturamento Real (+0,6%); Horas Trabalhadas (+0,6%); Emprego (+0,1%); e Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), que avançou em 0,1 p.p. e registrou 78,1%. Massa Salarial Real (-0,7%) e Rendimento Médio Real (-0,4%) recuaram.



No acumulado em 12 meses, apresentaram queda: Massa Salarial Real (-1,6%); Faturamento Real (-1,5%); Rendimento Médio Real (-1,4%); e Horas Trabalhadas (-0,4%). Por outro lado, Emprego registrou alta de 1,3%.




Ibre/FGV: Confiança dos empresários fica estável em setembro

Divulgado pelo Ibre/FGV, o Índice de Confiança Empresarial (ICE) ficou praticamente estável ao subir 0,1 ponto em setembro, na série ajustada sazonalmente, registrando 94,1 pontos. Em agosto, o índice havia avançado 0,2 ponto. Com o resultado, o ICE encerra o terceiro trimestre com alta de 1,1 ponto em relação à média do segundo trimestre (92,8 para 94,0). Na comparação interanual, houve aumento de 3,5 pontos, na série sem ajuste. Importante ressaltar que ao permanecer abaixo da linha dos 100,0 pontos, o ICE indica pessimismo por parte dos empresários.



A alta marginal do ICE de setembro reflete a melhora das expectativas dos empresários. O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 0,6 ponto, para 101,6 pontos. Com o resultado, que indica otimismo em relação aos próximos meses, o IE-E avançou 2,7 pontos na comparação trimestral. Já o Índice de Situação Atual (ISA-E) ficou estável em 91,1 pontos, com sua média móvel trimestral subindo 0,8 ponto frente ao segundo trimestre de 2018.

Entre os setores que integram o ICE, o comportamento também tende à estabilização ao final do terceiro trimestre. Naqueles que mais avançaram nos meses anteriores, como o Comércio e Construção, houve queda de 1,5 e 0,5 ponto, respectivamente, em setembro. No setor de Serviços, que havia amargado perda no mês anterior, houve alta de 1,7 ponto. A confiança da Indústria, que havia avançado discretamente no mês anterior, ficou estável em setembro.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin