Informativo eletrônico - Edição 2720 Sexta-feira, 04 de outubro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI Brasil: Nível de atividade observa expansão em setembro

Economia Internacional

  • EUA: PMI indica crescimento moderado da atividade em setembro
  • EUA: Taxa de desemprego é de 3,5% em setembro

Agenda Semanal





PMI Brasil: Nível de atividade observa expansão em setembro

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI, em inglês) para a economia brasileira, divulgado pelo IHS Markit, subiu de 51,9 em agosto para 52,5 pontos em setembro, na série livre de efeitos sazonais, indicando expansão da atividade pela terceira leitura consecutiva. No mês anterior, o indicador havia avançado 0,3 pontos. Com o resultado, a média trimestral móvel do PMI Composto sobe de 49,3 para 52,0 pontos. É importante ressaltar que valores acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade econômica.



Nesta leitura, o PMI Industrial variou positivamente em 0,9 ponto, de 52,5 para 53,4 pontos; enquanto o PMI de Serviços avançou 0,4 ponto, de 51,4 para 51,8 pontos. Com os resultados, a média móvel trimestral dos indicadores atingiram 51,9 e 51,8 pontos, respectivamente (ante 50,9 e 48,6 pontos no trimestre anterior).

Segundo a publicação, a maior demanda deve estimular o investimento e o consumo no curto prazo, assegurando que a economia brasileira continue em um rumo de recuperação.



EUA: PMI indica crescimento moderado da atividade em setembro

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) para os Estados Unidos, divulgado pelo Instituto Markit, subiu levemente em setembro, de 50,7 para 51,0 pontos, indicando moderada aceleração na atividade americana. Em agosto, o PMI havia caído 1,9 ponto. Com o resultado, a média trimestral móvel do indicador retraiu de 51,8 para 51,4 pontos.



O resultado positivo de setembro foi refletido principalmente no setor industrial, cujo PMI subiu de 50,3 para 51,1 pontos, indicando ganho de algum fôlego moderado num cenário de desaceleração do produto industrial. O PMI de Serviços subiu mais levemente, passando de 50,7 para 50,9 pontos, mas também mantendo-se na esteira de crescimento mais moderado da economia americana.




EUA: Taxa de desemprego é de 3,5% em setembro

Divulgada pelo Departamento de Estatística Trabalhistas (BLS, em inglês), a taxa de desemprego da economia americana caiu 0,2 p.p. para 3,5% em setembro, a menor taxa de desemprego desde dezembro de 1969. Com o resultado, o número de pessoas desempregadas no país retraiu 275 mil e ficou em 5,8 milhões.



Em setembro, houve criação líquida de 136 mil postos de trabalho. Dos novos empregos criados, a grande maioria foi novamente no setor de Serviços (+109 mil vagas), com destaque para Educação e Saúde (+ 40 mil vagas) e Serviços profissionais e empresariais (+ 34 mil). A Indústria, por sua vez, foi responsável pela geração de apenas 5 mil vagas no período, destacando-se a Indústria da Construção (+ 7 mil vagas).

Ainda no relatório da BLS, a geração de empregos no Setor Público ficou em 22 mil postos. Sendo assim, o total de empregos criados no setor privado foi de 114 mil. Este resultado fica abaixo do divulgado pelo Instituto ADP nesta semana, que foi de 135 mil. Da mesma forma, o setor de serviços (com 127 mil) concentrou a maior parte, seguido pelo setor industrial (8 mil).





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin