Informativo eletrônico - Edição 2734 Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Piora das expectativas declina a confiança do consumidor em outubro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Prévia do PMI Composto indica quase estagnação da atividade no início do quarto trimestre
  • Alemanha: Prévia do PMI aponta para desaceleração da atividade em outubro




Ibre/FGV: Piora das expectativas declina a confiança do consumidor em outubro

Segundo publicação do Ibre/FGV, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou de 89,7 para 89,4 pontos na série ajustada sazonalmente. O resultado ocorre após alta de 0,5 ponto no mês anterior. Na comparação interanual, isto é, com outubro de 2018, houve expansão de 3,9 pontos na série sem ajuste sazonal.



A variação negativa do ICC em outubro deve-se à piora das expectativas. O Índice de Expectativas (IE) caiu de 98,7 para 98,3 pontos na série ajustada sazonalmente. Com o resultado, o índice permanece abaixo da linha divisória de 100,0 pontos, indicando algum pessimismo em relação aos próximos meses por parte dos consumidores pela sétima leitura consecutiva. O Indicador de Situação Atual (ISA) apresentou estabilidade na passagem mensal, permanecendo em 77,4 pontos.






Zona do Euro: Prévia do PMI Composto indica quase estagnação da atividade no início do quarto trimestre

Divulgado na manhã de hoje pelo Instituto Markit, o resultado prévio do Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) para a Zona do Euro ficou em 50,2 pontos em outubro, indicando uma alta mensal do produto bastante moderada. Em setembro, o índice registrava 50,1 pontos. Confirmado o resultado, a média móvel trimestral do indicador recuaria de 51,2 para 50,7 pontos, dando continuidade à trajetória de desaceleração iniciada em janeiro de 2018. Vale ressaltar que leituras acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade em relação ao mês anterior.



O avanço marginal do indicador em setembro deve-se à alta moderada no desempenho do setor de serviços, cujo PMI subiu de 51,6 para 51,8 pontos. Já o PMI Industrial permaneceu em 47,1 pontos, mantendo estável a taxa de declínio do setor em relação a setembro. Apesar dos resultados, a médias móvel trimestral de ambos os indicadores retrai, de 52,8 para 52,3 pontos no caso dos Serviços e de 46,4 para 46,1 pontos no setor industrial.




Alemanha: Prévia do PMI aponta para desaceleração da atividade em outubro

A prévia do Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) alemão, divulgado pelo Instituto Markit, avançou na passagem de setembro para outubro, de 48,5 para 48,6 pontos. Um mês antes, o indicador havia recuado 3,2 pontos. Caso confirmada a prévia, a média trimestral móvel do indicador registrará 49,6 pontos, ante 52,0 pontos no trimestre móvel encerrado em julho. Valores abaixo de 50,0 pontos indicam retração da economia do país.



A variação de outubro é reflexo da alta do PMI industrial. O índice industrial avançou de 41,7 para 41,9 pontos na passagem mensal. Em setembro, o indicador havia recuado 1,8 ponto. Caso confirmado o resultado desta leitura, sua média trimestral móvel passa de 44,2 para 42,4 pontos.

Já o PMI de serviços recuou de 51,4 para 51,2 pontos, caso confirmado o resultado, sua média trimestral móvel recua de 55,2 para 52,5 pontos.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin