Informativo eletrônico - Edição 2737 Terça-feira, 29 de Outubro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Sondagem da Indústria indica queda da confiança em outubro

Economia Internacional

  • EUA: Indicador de atividade econômica recua em setembro
  • EUA: Confiança do consumidor sobe em outubro




Ibre/FGV: Sondagem da Indústria indica queda da confiança em outubro

Divulgada pelo Ibre/FGV, a Sondagem da Indústria de outubro sinaliza queda do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a setembro, na série com ajuste sazonal. O índice registrou 94,6 pontos, sinalizando pessimismo por parte do setor pela 17ª leitura seguida, desde junho de 2018, quando o setor passou a sentir os efeitos da greve dos caminhoneiros.



A queda na confiança em outubro reflete a piora na avaliação em relação as expectativas e ao momento presente. O Índice de Expectativas (IE) caiu de 95,2 para 93,9 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 0,5 ponto e registrou 95,4 pontos.

Por fim, a sondagem de outubro sinaliza acréscimo de 0,3 p.p. no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI), atingindo 75,8% na série com ajuste sazonal.






EUA: Indicador de atividade econômica recua em setembro

Divulgado pelo Federal Reserve de Chicago, o Banco Central americano, o Índice Nacional de Atividade (CFNAI, na sigla em inglês) caiu de 0,15 ponto em agosto para -0,45 ponto em setembro. O resultado negativo indica crescimento da economia americana abaixo de sua média histórica. O índice de difusão do CFNAI - indicador que captura em que medida a variação mensal do indicador geral se dissipou pelos 85 subindicadores de atividade da pesquisa - variou de -0,10 para -0,25 ponto.

A média móvel trimestral do indicador recuou com o resultado desta leitura, caindo de -0,06 para -0,24 ponto em setembro. Resultados acima de -0,7 pontos (em conjunto com um índice de difusão acima de -0,35) indicam, historicamente, expansão da atividade.



O componente Produção foi o principal responsável pela queda do CFNAI em setembro, ao recuar de 0,19 para -0,37 ponto, seguido por Consumo (0,00 para -0,04) e Vendas (-0,01 para -0,02), Emprego avançou de -0,03 para -0,02 ponto. Importante ressaltar que, com estes resultados, nenhum dos indicadores cresce acima da tendência histórica da economia americana.

EUA: Confiança do consumidor sobe em outubro

Divulgado pela Universidade de Michigan, o Índice de Confiança do Consumidor americano registrou alta em outubro, passando de 93,2 para 95,5 pontos. O indicador avançou 4,3 pontos desde janeiro. Em outubro de 2018, a confiança do consumidor registrava 98,6 pontos.



Entre os componentes do indicador geral, o índice de situação atual teve alta de 4,7 pontos em outubro, enquanto o índice de expectativas subiu 0,8 ponto no período.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin