Informativo eletrônico - Edição 2761 Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Produção industrial sobe 0,8% em outubro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto indica continuidade da desaceleração da atividade em novembro
  • China: PMI Composto indica aceleração da atividade em novembro
  • Alemanha: PMI aponta para recuperação da atividade em novembro




IBGE: Produção industrial sobe 0,8% em outubro

A Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE, registrou alta de 0,8% da produção industrial na passagem de setembro para outubro, na série com ajuste sazonal, a terceira alta consecutiva nesta base de comparação. Frente ao mesmo mês de 2018 houve expansão de 1,0%. Com o resultado, a produção industrial registra baixa de 1,4% no acumulado em 12 meses, variação estável na comparação com o mês anterior. No ano de 2019, a produção é 1,1% menor em comparação com o período janeiro-outubro de 2018.



Na abertura pelos setores industriais, mais uma vez a Indústria de Transformação foi responsável pela alta do índice geral na passagem mensal, ao subir 0,8% na série ajustada sazonalmente, a terceira alta consecutiva. Na comparação interanual o avanço foi de 2,2%. Nos 12 meses findos em outubro, a Indústria de Transformação acumula retração de 0,4%, indicando recuperação nesta base de comparação quando comparado às variações de -0,6% e -0,9% de setembro e agosto, respectivamente.

A Indústria Extrativa, por sua vez, apresentou novo recuo de 1,1% em outubro, ante 1,7% em setembro. Frente ao mesmo mês de 2018, houve queda de 7,3%, a nona consecutiva nesta base de comparação. Com isso, no acumulado dos 12 meses encerrados em outubro, o setor registra variação de -7,4%, a retração mais profunda desde dezembro de 2016.



Na abertura entre as categorias de uso, apenas os Bens de Capital recuaram na passagem mensal, em 0,3%. As demais categorias avançaram, com destaque para Bens de consumo duráveis (1,3%), seguido por Bens de consumo semiduráveis e não duráveis (1,0%) e Bens intermediários (0,3%). Abaixo, a tabela com as variações para cada categoria.



Por fim, 14 dos 26 ramos pesquisados acompanharam a alta de 0,8% da Indústria Geral. As variações positivas de maior impacto vieram de impressão e reprodução de gravações (15,3%), produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (4,9%), produtos alimentícios (3,4%) e celulose, papel e produtos de papel (2,4%). Já as maiores influências negativas, além da Indústria Extrativa, foram registradas em coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%) e metalurgia (-3,2%). Abaixo, a variação acumulada em 12 meses para cada atividade.





Zona do Euro: PMI Composto indica continuidade da desaceleração da atividade em novembro

Divulgado pelo Instituto Markit, o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) para a Zona do Euro ficou em 50,3 pontos em novembro, indicando uma alta mensal do produto bastante moderada. Em outubro, o índice registrava 50,6 pontos. Com o resultado, a média móvel trimestral do indicador recuou de 50,9 para 50,3 pontos, dando continuidade à trajetória de desaceleração iniciada em janeiro de 2018. Vale ressaltar que leituras acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade em relação ao mês anterior.



Ao contrário do que vinha ocorrendo nos meses anteriores, nesta leitura a queda do PMI se deve ao desempenho mais modesto do setor de Serviços, cujo PMI registrou 51,9 pontos, ante 52,2 um mês antes. Com isso, a média móvel trimestral do indicador retrai de 52,4 para 51,9 pontos. Já o PMI Industrial avançou pela segunda leitura consecutiva, de 45,9 para 46,9 pontos, algo que não acontecia desde dezembro de 2017. Assim, sua média móvel trimestral permanece estável em 46,2 pontos.



A publicação ressalta que os dados da pesquisa indicam uma expansão do PIB de apenas 0,1% no quarto trimestre de 2019, com o desempenho atual da indústria sendo o maior entrave para um ritmo de expansão mais dinâmico nos próximos meses. Além do destaque negativo do setor industrial, o crescimento dos serviços também sente o impacto da disseminação da desaceleração, com os resultados do PMI indicando a menor expansão trimestral em quatro anos do setor.


China: PMI Composto indica aceleração da atividade em novembro

O Instituto Markit divulgou o Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) chinês. Em novembro, o PMI Composto avançou de 52,0 pontos para 53,2 pontos, na série ajustada sazonalmente. O resultado sugere uma aceleração moderada do crescimento para o país; a média trimestral móvel do indicador subiu de 51,0 para 52,4 pontos.



O avanço registrado em novembro é atribuído majoritariamente ao PMI de Serviços, que subiu de 51,1 para 53,5 pontos, com sua média móvel trimestral registrando 52,0 pontos, ante 51,9 no trimestre anterior. O PMI Industrial registrou avanço de 0,1 ponto, para 51,8 pontos. Com o resultado, sua média móvel trimestral subiu de 49,9 para 51,6 pontos.


Alemanha: PMI aponta para recuperação da atividade em novembro

O Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite, em inglês) alemão, divulgado pelo Instituto Markit, avançou na passagem de outubro para novembro, de 48,9 para 49,4 pontos. Um mês antes, o indicador havia avançado 0,4 ponto. Com o resultado, a média trimestral móvel do indicador registrou 48,9 pontos, ante 51,7 pontos no trimestre móvel encerrado em agosto. Valores abaixo de 50,0 pontos indicam retração da economia do país.



Nesta leitura, o PMI Industrial variou positivamente em 2,0 pontos, para 44,1 pontos. O PMI de Serviços avançou de 51,6 para 51,7 pontos. Com os resultados, a média móvel trimestral dos indicadores atingiram 42,6 e 51,6 pontos, respectivamente (ante 43,9 e 55,0 pontos no trimestre anterior).

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin