Informativo eletrônico - Edição 2768 Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Banco Central: Índice de Atividade Econômica avança 0,2% em outubro
  • ABCR/ABPO: Expedição de papel ondulado avança e fluxo de veículos pesados retrai em novembro

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção Industrial cai 0,5% em outubro

Agenda Semanal





Banco Central: Índice de Atividade Econômica avança 0,2% em outubro

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central do Brasil (IBC-Br), divulgado hoje pela manhã, avançou 0,2% em outubro, na série ajustada sazonalmente, o terceiro resultado positivo consecutivo. Assim, a média móvel trimestral do indicador expande 0,3%. No ano, o IBC-Br avança 1,0% frente ao período janeiro-outubro de 2018.



Na comparação interanual, isto é, frente ao mesmo mês do ano anterior, houve alta de 2,1% nesta leitura, mesma variação registrada em setembro. Com isso, nos 12 meses findos em outubro, o indicador acumula alta de 1,0%, estável na comparação com o mês anterior.



O avanço do nível de atividade em outubro foi disseminado por todos os setores da economia. Segundo as pesquisas de atividade do IBGE, houve crescimento na passagem mensal nos Serviços, Varejo ampliado e Indústria, todos em 0,8%. Neste último, destaca-se a Indústria de Transformação, que subiu 0,8% no mês.


ABCR/ABPO: Expedição de papel ondulado avança e fluxo de veículos pesados retrai em novembro

Divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o índice que mensura o fluxo de veículos pesados nas rodovias pedagiadas retraiu 0,6% em novembro frente ao mês de outubro, na série com ajuste sazonal. Na última leitura, o fluxo havia avançado 1,4%. Apesar do resultado, o indicador acumula alta de 4,0% em 12 meses, ante 3,9% no mês anterior. No ano, a alta é de 4,3%.



Segundo a Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO), a prévia do indicador que mensura a produção de papelão registrou alta (+0,9%) em novembro, ante alta de 1,1% no mês anterior. Com isso, a produção de papel ondulado acumula alta de 0,7% nos 12 meses encerrados em novembro, ante 0,4% no mês anterior. No ano, o indicador expandiu 1,1%.





Zona do Euro: Produção Industrial cai 0,5% em outubro

O Eurostat, departamento de estatísticas oficial da União Europeia, divulgou o resultado da produção industrial para a Zona do Euro. A produção na região diminuiu 0,5% em outubro, após ter avançado 0,1% em setembro, na série livre de efeitos sazonais. Na União Europeia, a produção caiu 0,4%, ante alta de 0,1% no mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2018, a produção do setor observou baixa de 2,2% na Zona do Euro e 1,7% na União Europeia.



No acumulado em 12 meses, ambas as regiões continuam na tendência de retração observada desde junho de 2018. Nesta base de comparação, a Zona do Euro retraiu 1,8%, enquanto a União Europeia observou retração de 1,0%. No acumulado em 2019, as variações são de -1,5% e -0,8%, respectivamente.



Dentre as categorias industriais, houve queda na passagem mensal para os grupos: Bens de capital (-2,0%) e Energia (-0,7%). Já Bens de consumo duráveis (+1,9%), Bens intermediários (+0,6%) e Bens de consumo não-duráveis (+0,4%) observaram expansão.

Ainda na comparação mensal, as maiores quedas da produção ocorreram na Dinamarca e Grécia, ambos com -2,6%. Já as maiores altas foram registradas em Portugal (+3,1%) e na Eslovênia (+2,0%). Entre as maiores economias, apenas a França avançou, variando +0,5%. Observaram queda na produção no período: Alemanha (-1,5%), Espanha (-0,3%) e Itália (-0,3%). Abaixo, a variação acumulada em 12 meses para cada uma das principais economias da Zona do Euro:








Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin