Informativo eletrônico - Edição 2770 Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • CNI: Custos industriais caem 0,9% no terceiro trimestre do ano

Economia Internacional

  • EUA: Prévia do PMI indica crescimento moderado da atividade em dezembro




CNI: Custos industriais caem 0,9% no terceiro trimestre do ano

A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou o Indicador de Custos Industriais referente ao terceiro trimestre de 2019. De acordo com a publicação, o indicador teve queda de 0,9% frente ao segundo trimestre desse ano. Na comparação interanual, houve queda de 2,1%.



A redução dos custos na passagem trimestral foi difundida por todos os componentes do índice. Os custos com produção recuaram 0,3%. Dentro deste grupo, os custos com pessoal foram 0,5% maiores, enquanto os custos com energia e bens intermediários recuaram 2,5% e 0,3%, respectivamente. O Custo tributário caiu 3,9% no período, ao passo que o Custo de capital de giro recuou 3,7%.



A publicação ressalta que a queda de 0,9% nos custos industriais foi maior que a queda de 0,6% nos preços dos produtos manufaturados, indicando aumento da lucratividade da Indústria de Transformação.

Nesse trimestre, o setor ganhou competitividade tanto no mercado interno quanto no externo. No mercado doméstico houve um aumento de 0,7% no preço em reais dos produtos manufaturados importados (acima da queda de 0,9% no custo das empresas brasileiras). Já o preço em reais dos produtos manufaturados nos EUA (usado para medir a variação dos preços nos mercados internacionais) aumentou 0,6%. A alta dos preços acompanhada pela queda nos custos industriais indica que as exportações brasileiras ficaram relativamente mais baratas que os produtos que competem com elas no mercado internacional.



EUA: Prévia do PMI indica crescimento moderado da atividade em dezembro

A prévia do Índice Gerente de Compras Composto (PMI Composite) para os Estados Unidos, divulgado pelo Instituto Markit, subiu levemente em dezembro, de 52,0 para 52,2 pontos, indicando aceleração da atividade americana. Em novembro, o PMI havia subido 1,1 ponto. Caso seja confirmado o resultado, a média trimestral móvel do indicador avançará de 51,4 para 51,7 pontos.



O resultado positivo da prévia de dezembro foi reflexo do movimento do setor de serviços. O PMI dos Serviços subiu de 51,6 para 52,2 pontos, indicando ganho de fôlego em um cenário de moderado crescimento do setor. O PMI Industrial, por sua vez, retraiu de 52,6 para 52,5 pontos.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin