CNI: Quatro dos seis indicadores industriais recuaram em novembro
A Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgou os resultados dos Indicadores Industriais referentes ao mês de novembro. Na série ajustada sazonalmente, quatro dos seis indicadores apresentaram queda no mês de referência: Faturamento Real (-0,6%), Rendimento Médio Real (-0,3%), Massa Salarial Real (-0,1%), e Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) (-0,2p.p.). Horas Trabalhadas e Emprego apresentaram estabilidade.

No acumulado em 12 meses, Massa Salarial Real e Faturamento Real apresentaram queda de 1,1%, seguidos por Rendimento Médio Real (-0,9%), Horas Trabalhadas (-0,5%) e Emprego (-0,3%).
Zona do Euro: Inflação encerra 2019 em 1,3%
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro de dezembro, divulgado pelo Eurostat, registrou taxa de 1,3% no acumulado em 12 meses, ante 1,0% em novembro. Em dezembro de 2018, a taxa de inflação havia sido de 1,5%. Já o núcleo da inflação, medida que exclui preços voláteis como alimentos e energia, ficou estável em 1,3%.

As maiores contribuições positivas para a inflação anual na Zona do Euro em dezembro vieram de Serviços (+0,80 p.p.) e Alimentos, álcool e tabaco (+0,38 p.p.), seguidos por Bens industriais não-energéticos (+0,12 p.p.) e Energia (+0,02 p.p.).
.gif)