Informativo eletrônico - Edição 2800 Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Volume de serviços avança 1,0% em 2019
  • ABCR/ABPO: Expedição de papel ondulado e fluxo de veículos pesados avançam em janeiro

Economia Internacional

  • EUA: Índice de preços ao consumidor sobe 0,1% em janeiro




IBGE: Volume de serviços avança 1,0% em 2019

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, apontou o decréscimo de 0,4% no volume de serviços prestados no país na passagem de novembro para dezembro, na série ajustada sazonalmente. Na leitura anterior, o índice havia recuado 0,1%. Na comparação interanual, isto é, com o mesmo período de 2018, houve alta de 1,6%.



Com o resultado, o volume de serviços no ano de 2019 foi 1,0% superior ao registrado em 2018.



A retração do setor de serviços na passagem mensal foi acompanhada por três das cinco atividades pesquisadas: Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares e Serviços prestados às famílias, ambos com variação de -1,3%. Avançaram na passagem mensal os Outros serviços (+3,4%) e os Serviços profissionais, administrativos e complementares (+0,4%). Abaixo, a taxa acumulada em 12 meses para cada atividade.



ABCR/ABPO: Expedição de papel ondulado e fluxo de veículos pesados avançam em janeiro

Divulgado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o índice que mensura o fluxo de veículos pesados nas rodovias pedagiadas avançou 1,0% em janeiro frente ao mês de dezembro, na série com ajuste sazonal. Na última leitura, o fluxo havia recuado 2,1%. Com o resultado, o indicador acumula alta de 3,8% em 12 meses, ante 4,1% no mês anterior. No ano, a alta é de 0,5%.



Segundo a Associação Brasileira de Papelão Ondulado (ABPO), a prévia do indicador que mensura a produção de papelão registrou alta (+1,4%) em janeiro, ante alta de 0,1% no mês anterior. Com o resultado, a produção de papel ondulado acumula alta de 2,3% nos 12 meses encerrados em janeiro, ante +1,6% no mês anterior. No ano, o indicador expande 7,9%.





EUA: Índice de preços ao consumidor sobe 0,1% em janeiro

Divulgado pelo departamento de estatísticas do trabalho americano (BLS), o Índice de Preços ao Consumidor (Consumer Price Index, em inglês) dos EUA subiu 0,1%, ante alta de 0,2% em dezembro, na série com ajuste sazonal. Com o resultado mensal, a taxa acumulada nos últimos doze meses acelerou de 2,3% para 2,5%.



A desaceleração do índice na passagem mensal reflete o comportamento dos preços de Energia, que passaram de 1,6% em dezembro para -0,7% em janeiro, já Alimentos ficou estável em +0,2%. O núcleo do CPI (que exclui Alimentos e Energia) avançou de 0,1% para 0,2%. Na abertura do núcleo, os Serviços aceleraram de 0,2% para 0,3%, ao passo que os Demais itens não apresentaram variação pelo 2º mês consecutivo.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin