Informativo eletrônico - Edição 2810 Terça-feira, 03 de fevereiro de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Preços ao produtor avançam em janeiro
  • Zona do Euro: Taxa de desemprego permanece em 7,4%




Zona do Euro: Preços ao produtor avançam em janeiro

Divulgado pelo Eurostat, o departamento oficial de estatísticas da União Europeia, o índice de preços ao produtor do setor industrial subiu 0,4% entre dezembro e janeiro na Zona do Euro e na União Europeia, ante variação de +0,1% em ambas as localidades na leitura anterior.



Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2019, o índice de preços ao produtor do setor industrial caiu 0,5% na Zona do Euro e 0,2% na União Europeia. O resultado representa, para ambas as regiões, um avanço em relação à leitura anterior (-0,6% e -0,3% respectivamente).



O resultado desta leitura para a Zona do Euro reflete a variação positiva dos preços ao produtor de todos os componentes do índice: Energia (+0,7%), Bens de Consumo Duráveis (+0,5%), Bens de Capital (+0,4%), Bens Intermediários (+0,3%) e Bens de Consumo Não-Duráveis (+0,1%).

Zona do Euro: Taxa de desemprego permanece em 7,4%

Divulgada pelo Eurostat, o Departamento de Estatísticas da União Europeia, a taxa de desemprego da Zona do Euro permaneceu em 7,4% na passagem de dezembro para janeiro de 2019. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve queda de 0,4 p.p.. Para a União Europeia, a taxa também apresentou estabilidade em janeiro (6,6%), mantendo a menor taxa registrada desde o início da série histórica em janeiro de 2000.



Dentre os países-membros da região, as menores taxas de desemprego foram registradas na República Tcheca (2,0%), Polônia (2,9%) e Holanda (3,0%). Por outro lado, a maior taxa foi observada na Grécia (16,5%).

Entre as quatro maiores economias, a Alemanha (3,2%) é seguida por França (8,2%), Itália (9,8%) e Espanha (13,7%), sendo esta última a segunda maior taxa de desemprego da região. Na comparação interanual, 19 países membros tiveram redução em suas taxas de desemprego.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin