IBGE: Em janeiro, Indústria expandiu em 13 das 15 regiões analisadas
Segundo divulgado hoje pelo IBGE, o resultado positivo de janeiro da Pesquisa Industrial Mensal (alta de 0,9% frente a dezembro, na série ajustada sazonalmente) foi refletido em 13 das 15 regiões analisadas pelo órgão. Na comparação interanual, isto é, com janeiro de 2019, 7 das 15 regiões corroboraram a retração da indústria (recuo de 0,9%).

Nesta leitura, as únicas quedas na passagem mensal foram registradas no Pará (-4,2%) e Mato Grosso (-2,3%). Por outro lado, os avanços mais acentuados ocorreram na Bahia (10,3%) e em Pernambuco (8,7%). Abaixo, a taxa acumulada em 12 meses para cada UF ou região:

A alta de 2,3% da indústria paulista em janeiro ocorre após queda de 0,9% em dezembro, na série com ajuste sazonal. Com o resultado positivo, o Estado de São Paulo registra uma melhora na variação acumulada nos últimos 12 meses pelo quinto mês seguido, passando de +0,2% em dezembro para +0,7% em janeiro, indicando retomada do setor industrial paulista. Nessa base de comparação, destacam-se positivamente a fabricação de máquinas e equipamentos (+7,6%) e de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (+5,3%).
Ipea: Investimento avança 7,8% em janeiro
Segundo o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), o investimento avançou 7,8% em janeiro, na série livre de influências sazonais, após queda de 3,1% no mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2019, houve expansão de 7,0%.

Com isso, nos 12 meses findos em janeiro, o Indicador Ipea de FBCF acumula alta de 2,7%, ante 2,2% no mês anterior.

Na passagem mensal, a alta do Indicador de FBCF foi reflexo do Consumo Aparente de Máquinas e Equipamentos (+18,3%) e Construção Civil (+5,7%). Já o Consumo Aparente de Outros recuou 0,7%.
No acumulado em 12 meses, vem se destacando positivamente o indicador da Construção Civil, que mostra gradual melhora desde agosto de 2017 e registrou 2,3% em janeiro. O Consumo Aparente de Máquinas e Equipamentos (CAME) avançou de 0,9% para 1,7%.

.gif)