Informativo eletrônico - Edição 2861 Terça-feira, 19 de Maio de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Índice de confiança do empresário industrial mostra alguma acomodação em maio
  • Ibre/FGV: Prévia das sondagens empresariais apontam acomodação da confiança em maio
  • Ibre/FGV: Prévia aponta leve recuperação da confiança do consumidor em maio
 




FIESP/CNI: Índice de confiança do empresário industrial mostra alguma acomodação em maio

O Índice de Confiança do Empresário Industrial mostrou alguma acomodação em maio, após a enorme queda do último mês. Para o Brasil, o índice chegou a avançar 0,2 pontos nesta leitura, após as quedas de 25,8 e 4,4 pontos de abril e março, respectivamente.

A confiança do industrial paulista, por sua vez, segue em baixa e recuou mais 2,2 pontos neste mês, após as quedas de 25,5 e 5,2 pontos em abril e março, respectivamente. O ICEI paulista acumula queda de 32,5 pontos nos cinco primeiros meses deste ano e se encontra em patamar semelhante ao observado no segundo semestre de 2015.





Ibre/FGV: Prévia das sondagens empresariais apontam acomodação da confiança em maio

Após as quedas dos últimos três meses, cujo pico foi o recuo de 33,7 pontos em abril, a prévia do Índice de Confiança Empresarial aponta acomodação da confiança em maio. O resultado prévio indica alta de 7,7 pontos do índice neste mês.

A abertura setorial reforça a ideia de acomodação da confiança empresarial no mês de maio. As prévias das sondagens setoriais indicam alta da confiança para os empresários dos setores da construção, do comércio e dos serviços. A confiança do empresário industrial, por sua vez, segue em baixa, ainda que em menor intensidade. Ainda assim, estes resultados prévios mostram que há um longo caminho pela frente de recuperação da confiança, após os efeitos profundos da epidemia do Covid-19 sobre a atividade econômica nos últimos meses.





Ibre/FGV: Prévia aponta leve recuperação da confiança do consumidor em maio

Após quedas nos quatro primeiros meses do ano, acumulando recuo de 33,4 pontos no período, a confiança do consumidor parece mostrar um primeiro sinal de recuperação em maio, após o tombo de abril em decorrência da epidemia do Covid-19. O resultado prévio indica alta de 6,5 pontos do índice, puxada pela recuperação das expectativas e uma ligeira melhora na avaliação da situação atual.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin