Informativo eletrônico - Edição 2875 Sexta-feira, 12 de Junho de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • ABPO: Prévia para a expedição de embalagens indica queda de 4,9% em maio
  • IBGE: IPCA recuou 0,38% em maio, com recuo dos preços livres e forte queda dos preços administrados

Economia Internacional

  • Estados Unidos: Prévia do índice da Universidade de Michigan aponta movimento de recuperação da confiança do consumidor em junho
  • Europa: Produção industrial teve forte queda em abril
 




ABPO: Prévia para a expedição de embalagens indica queda de 4,9% em maio

O resultado prévio para a expedição de embalagens de papelão em maio indica queda de 4,9% frente ao mês anterior, após queda de 4,3% em abril frente a março. Na comparação com maio de 2019, a prévia aponta uma expedição de papelão 12,5% menor neste ano.



IBGE: IPCA recuou 0,38% em maio, com recuo dos preços livres e forte queda dos preços administrados

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mostrou queda dos preços pelo segundo mês consecutivo, de 0,38% em maio, após queda de 0,31% no mês de abril. O movimento de recuo foi puxado pelos preços livres, cuja variação passou de 0,30% na leitura anterior para -0,16% em maio. Os dois últimos meses também foram marcados por forte recuo dos preços administrados, de 1,02% em maio e de 2,06% no mês anterior.




Estados Unidos: Prévia do índice da Universidade de Michigan aponta movimento de recuperação da confiança do consumidor em junho 

A prévia do índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan indica alta de 9,1% em junho frente a maio. Na comparação com junho de 2019, por sua vez, a confiança está em patamar 19,7% inferior. O resultado, no entanto, aponta um início de um movimento de recuperação da confiança por parte do consumidor norte americano, após as fortes deteriorações de março e abril em decorrência da epidemia do Covid-19.





Europa: Produção industrial teve forte queda em abril 

A produção da indústria de transformação europeia sofreu forte baque em abril, recuando 18,2% na União Europeia e 18,4% na Zona do Euro, nas comparações com o mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, a produção industrial recuou impressionantes 28,4% e 29,6% na União Europeia e na Zona do Euro, respectivamente. Com os resultados, a produção industrial de ambas regiões acumula queda de dois dígitos nos primeiros quatro meses do ano, frente ao mesmo período do ano anterior.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin