Informativo eletrônico - Edição 2879 Quinta-feira, 18 de Junho de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Copom: Taxa de juro básico é reduzida para 2,25% a.a.
  • Banco Central: Em abril, índice de atividade econômica teve forte queda pelo segundo mês consecutivo
 




Copom: Taxa de juro básico é reduzida para 2,25% a.a.

Em decisão unânime, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juro em 0,75 p.p. para 2,25% ao ano, uma nova mínima histórica. A avaliação dos diretores do comitê é de uma forte retração no segundo trimestre do ano, acompanhada de incerteza sobre o ritmo de recuperação no segundo semestre. A ociosidade na economia segue elevada, o que pode resultar numa trajetória da inflação abaixo das metas principalmente se a pandemia se prolongar.

Neste momento, o Copom avaliou que os estímulos monetários implementados parecem compatíveis com os impactos econômicos da pandemia. No futuro, irá avaliar estes impactos e os efeitos das medidas creditícias, de recomposição da renda e fiscais para a tomada de novas decisões.



Banco Central: Em abril, índice de atividade econômica tem forte queda pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve, pelo segundo mês consecutivo, forte queda em abril, de 9,7% frente a março. Em relação a abril de 2019, a queda foi de 15,1% (em março, na mesma base de comparação, a queda havia sido de 1,8%). Com o resultado, a variação acumulada em 12 meses do índice passou de 0,7%, no mês anterior, para -0,5% em abril.

A queda mensal é resultado da forte deterioração observada em todos os setores no período, conforme apontam as pesquisas mensais de atividade do IBGE. Em abril, frente ao mês anterior, o volume de comércio se reduziu em 16,8%, o volume de serviços caiu 11,7% e a produção industrial teve queda de 18,8%.



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin