Informativo eletrônico - Edição 2887 Terça-feira, 30 de Junho de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Confiança dos serviços mostra recuperação em junho, puxada pelas expectativas; situação atual permanece bastante ruim
  • CAGED: Fechamento de 332,4 mil postos formais no mês de maio
  • IBGE: Taxa de desemprego alcançou 12,9% em maio; total de 12,7 milhões de desempregados
 




Ibre/FGV: Confiança dos serviços mostra recuperação em junho, puxada pelas expectativas; situação atual permanece bastante ruim

O Índice de Confiança dos Serviços teve a segunda alta consecutiva neste mês de junho, subindo 11,2 pontos (ante +9,4 pontos na leitura anterior). Com estes resultados positivos, a confiança do setor recuperou 48% da queda sofrida em março-abril. Essa recuperação, no entanto, se deu muito mais pelo lado das expectativas, que recuperaram 63% da queda do 2º bimestre do ano. O indicador de situação atual, por seu lado, recuperou apenas 24% do tombo.

O nível de utilização da capacidade no setor recuou pela quarta leitura consecutiva, atingindo 77,2%.




CAGED: Fechamento de 332,4 mil postos formais no mês de maio

No mês de maio, o saldo no mercado de trabalho formal foi de fechamento de 332,4 mil vagas. O destaque negativo foi o setor de serviços, que perdeu 144,0 mil empregos, enquanto o destaque positivo ficou para a agropecuária, o único setor a criar empregos (+16,0 mil empregos no mês). A indústria de transformação foi responsável pelo fechamento de 94,2 mil postos de trabalho.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram fechados mais de 1,1 milhão de postos de trabalho formais no Brasil. Só nos serviços, foram 462,0 mil empregos perdidos. A indústria de transformação acumula fechamento de 230,9 mil postos no período.




IBGE: Taxa de desemprego alcançou 12,9% em maio; total de 12,7 milhões de desempregados

A taxa de desemprego foi de 12,9% no trimestre móvel encerrado em maio, uma alta de 0,6 p.p. frente ao mesmo período do ano anterior. Este resultado representa um total de 12,7 milhões de desempregados, um contingente menor do que o observado em maio de 2019.

A queda do número absoluto de pessoas desempregadas junto a um aumento da taxa de desemprego é explicada pela diminuição da força de trabalho, isto é, por um aumento do desalento. Neste momento de crise do Covid-19, menos pessoas estão sequer procurando um emprego.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin