Informativo eletrônico - Edição 2905 Sexta-feira, 24 de Julho de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • IBGE: Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) avança 0,30% no mês de julho, segundo mês consecutivo com variação positiva.
  • Ibre/FGV: O índice de confiança do consumidor apresentou melhora de 7,7 pontos, resultando em 78,8 pontos no mês de julho.

Economia Internacional

  • Estados Unidos: PMI aponta terceiro mês consecutivo de crescimento da atividade econômica norte americana em julho.
  • Zona do Euro: PMI aponta forte recuperação da atividade econômica na Zona do Euro e condições voltam a apontar para um cenário virtuoso.
  • Alemanha: PMI mostra melhora da atividade em julho ainda maior do que o resto da Zona do Euro. Alemanha recupera condições positivas na atividade econômica.
     




IBGE: Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) avança 0,30% no mês de julho, segundo mês consecutivo com variação positiva.

Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) avança 0,30% no mês de julho, segundo mês seguido com variação positiva. Por outro lado, o núcleo, medida que exclui preços voláteis como alimentos e combustíveis, teve aumento, após três quedas seguidas, variando 0,11% neste mês. Com o resultado, o IPCA-15 acumulou alta de 0,67% nos sete primeiros meses do ano, quando em 2019, no mesmo período, a alta acumulada era de 2,42%.

Na abertura pelos componentes do índice, percebe-se que a alta mensal foi resultado do avanço de 1,28% dos preços administrados, após estabilidade no mês de junho, ao passo que os preços livres tiveram queda de 0.03% no mês.

Ibre/FGV: O índice de confiança do consumidor apresentou melhora de 7,7 pontos, resultando em 78,8 pontos no mês de julho

O índice de confiança do consumidor apresentou melhora de 7,7 pontos, resultando em 78,8 pontos no mês de julho. Este é o terceiro aumento consecutivo, após queda abrupta em abril, de 22,0 pontos. Desde então as expectativas estão aumentando, chegando a 12,3 pontos neste mês. Na comparação com o mesmo mês no ano de 2019, o número está 11,4 pontos abaixo.



Estados Unidos: PMI aponta terceiro mês consecutivo de crescimento da atividade econômica norte americana em julho

O PMI Composto americano indica crescimento da atividade econômica do país pelo terceiro mês consecutivo em julho, ao avançar 2,1 pontos e alcançar 50 pontos. Com este avanço a economia norte americana deixa o patamar negativo, abaixo de 50 pontos e passa à neutralidade. A indústria já se encontra em cenário positivo, com 51,3 pontos enquanto os serviços tangenciam a neutralidade, com 49,6 pontos.

Zona do Euro: PMI aponta forte recuperação da atividade econômica na Zona do Euro e condições voltam a apontar para um cenário virtuoso

O PMI Composto para a Zona do Euro avançou 6,3 pontos no mês e alcançou o patamar de 54,8 pontos. A retomada do indicador a um patamar acima de 50 pontos indica que e atividade econômica voltou a se expandir e houve recuperação da queda causada pela crise do coronavirus. Tanto o indicador composto quanto os setoriais já se encontram positivos após resultados negativos desde março. No caso específico da indústria este é o primeiro indicador positivo para a Zona do Euro desde janeiro de 2019.

Alemanha: PMI mostra melhora da atividade em julho ainda maior do que o resto da Zona do Euro. Alemanha recupera condições positivas na atividade econômica

O PMI Composto alemão avançou 8,5 pontos e mostrou forte recuperação da atividade econômica no mês de julho. O indicador alcançou 55,5 pontos mostrando que a economia alemã volta a se expandir, e em um ritmo maior do que no restante da Zona do Euro, cujo indicador de julho foi de 54,8 pontos. Tanto o indicador composto quanto os setoriais alcançaram níveis positivos, demonstrando robustez da retomada econômica alemã.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin