Informativo eletrônico - Edição 2973 Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • CAGED: Brasil registra abertura de mais 313 mil vagas formais em setembro e no ano reduz para 558 mil postos fechados
  • IBGE: PNAD Contínua registra aumento da taxa de desemprego, que atingiu 14,5% no mês de agosto

Projeções do Mercado





O Macro visão de hoje apresenta dois indicadores do emprego, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) que é uma pesquisa feita para acompanhar as flutuações e a evolução da força de trabalho formal e informal e de outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.
O outro indicador é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), que reúne informações sobre todas as admissões e demissões feitas pelas empresas que atuam de acordo com o regime da Consolidações das Leis do Trabalho (CLT).

CAGED: Brasil registra abertura de mais 313 mil vagas formais em setembro e no ano reduz para 558 mil postos fechados

Brasil registra abertura de mais de 313 mil vagas formais em setembro, sendo o terceiro mês consecutivo com abertura de postos; no ano o saldo caiu para 558 mil vagas fechadas. Na comparação interanual este mês de maio registra 529 mil vagas a menos do que no mesmo período de 2019.

Na separação por setor, destaque para a Industria de transformação que teve a abertura de 108 mil vagas no mês de setembro e para a Construção Civil que teve a maior abertura de postos no ano sendo mais de 102 mil vagas, conforme mostra tabela abaixo:

IBGE: PNAD Contínua registra aumento da taxa de desemprego, que atingiu 14,5% no mês de agosto

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra continuidade da deterioração do mercado de trabalho, a taxa de desemprego atingiu 14,5%. No ano já são mais de 10 milhões de pessoas que abandonaram a força de trabalho e não estão atualmente empregadas ou procurando emprego, isso ocorre devido a pandemia do coronavírus, onde muitas dessas pessoas esperam por uma volta ao trabalho após o fim da quarentena; à medida que essas pessoas vão retornando à força de trabalho, a taxa de desocupação deve aumentar consideravelmente. A Massa de Rendimento também segue em trajetória de queda e já acumula perda de quase de R$ 15 bilhões no ano. 




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin