Banco Central: Copom divulga Ata da última reunião
O Copom definiu a nova taxa Selic em 2%, mantendo-a inalterada. Este é o menor patamar histórico da taxa e já vem se sustentando desde agosto. A ata desta reunião deixou claro que existe uma preocupação com o choque inflacionário recente, principalmente no setor de alimentos. O conselho deixou claro que acredita que o choque inflacionário seja passageiro, mas que estão acompanhando de perto a evolução dos preços para a definição da taxa de juros nos próximos encontros. Cabe ressaltar que a inflação, embora atualmente acima da meta, segue dentro do intervalo de tolerância definido pelo banco. Devemos acompanhar nos próximos meses com atenção o comportamento das expectativas de inflação para o ano de 2021.
Ibre/FGV: IGP-10 tem alta de 1,97% no mês de dezembro e acumula 24,16% de aumento no ano
O Índice Geral de Preços 10 - que mede a evolução de preços entre o dia 11 do mês anterior até o dia 10 do mês atual - registrou alta de 1,97% em dezembro. A alta foi puxada por um aumento do IPA-10, um dos índices que compõem o IGP-10, que apresentou aumento de 2,27% no mês.
No acumulado do ano o IGP-10 registrou 24,16% de aumento até dezembro, com o IPA-10 crescendo 33,05% no mesmo período. Este crescimento é explicado pelo repasse dos preços, que vem subindo fortemente devido ao crescimento das cotações de commodities no mercado internacional e da desvalorização do Real.

A alta no IPA, por sua vez, se deveu principalmente ao aumento nos preços dos produtos agrícolas para o produtor, que subiu 2,88% no mês de dezembro. E no acumulado no ano os produtos agrícolas apontam 56,15%, já os produtos industriais 24,91%.

.gif)