Informativo eletrônico - Edição 3006 Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Banco Central: Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação (RTI)
  • Ibre/FGV: Prévia do IGP-M aponta aceleração em novembro de 1,18%, com forte contribuição dos preços ao consumidor
  • CNI: Sondagem Industrial tem aumento em novembro e encerra o mês com 51,1 pontos o que indica que o índice está acima do usual

Economia Internacional

  • Estados Unidos: PMI aponta queda de 0,3 pontos da atividade americana, no entanto é o terceiro mês consecutivo que a economia do país está acima dos 50 pontos, indicando expansão
  • FED: Fed (Banco Central Americano) decide manter as taxas de juros do país entre 0% e 0,25%
Projeções do Mercado
 




Banco Central: Banco Central divulga o Relatório Trimestral de Inflação (RTI)

No relatório trimestral de inflação divulgado hoje, a inflação se demonstrou elevada em relação ao último relatório. Os preços ao produtor se mostraram mais forte e persistente, o que influenciou também os preços ao consumidor, especialmente em alimentos e bens industriais. Isso tudo é consequência pela elevação recente nos preços dos commodities e depreciação do real.

Ibre/FGV: Prévia do IGP-M aponta aceleração em novembro de 1,18%, com forte contribuição dos preços ao consumidor

Prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) tem aceleração na leitura de dezembro de 1,18%, ante alta de 3,28% na leitura de novembro, com forte contribuição dos preços ao consumidor, alta de 1,23%. O índice de preços por atacado (IPA-M), caso confirmado, aponta aceleração no mês, variando 1,17%.

Na abertura da prévia do índice de preços por atacado (IPA-M), identificamos aceleração dos preços industriais, que tiveram uma alta de 1,96% no mês. Caso confirmado os produtos agrícolas recuaram no mês de dezembro, com queda de 0,65%.

CNI: Sondagem Industrial tem aumento em novembro e encerra o mês com 51,1 pontos o que indica que o índice está acima do usual

Sondagem Industrial da CNI apresenta aumento no mês de novembro e encerra o mês acima dos 50 pontos, o que indica que está acima do usual com 51,1 pontos. Diferente de anos anteriores, novembro foi positivo e levou o índice acima do esperado para o mês, com isso o índice continua acima do usual pelo terceiro mês consecutivo, o que na série histórica nunca tinha acontecido neste período. Com estes resultados as expectativas dos empresários são positivas e em patamar elevado, o que leva a intenção de investir também a um patamar elevado.



Estados Unidos: PMI aponta queda de 0,3 pontos da atividade americana, no entanto é o terceiro mês consecutivo que a economia do país está acima dos 50 pontos, indicando expansão

O PMI Composto americano indica queda de 0,3 pontos, no entanto é o terceiro mês consecutivo que a economia do país está em expansão, marcando 54,3 pontos em setembro. A indústria se mantém em expansão, com 53,5 pontos, já o setor de serviços, mesmo com queda de 0,4 pontos, se mantém acima dos 50 pontos, encerrando o mês com 54,6 pontos. 

FED: Fed (Banco Central Americano) decide manter as taxas de juros do país entre 0% e 0,25%

Após reunião do Fomc ontem, dia 16, o Fed anunciou que manteve a taxa de juros do Estados Unidos entre 0% e 0,25% ao ano. A autoridade americana divulgou que a ideia é de comprar 120 bilhões em títulos por mês, “até que um progresso substancial tenha sido feito em direção às metas máximas de emprego e estabilidade de preços do Comitê”, disse o comunicado.





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin