Informativo eletrônico - Edição 3040 Segunda-feira, 01 de março de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Ibre/FGV: Confiança empresarial caiu 1,8 pontos e apresenta a quarta queda consecutiva 
  • ABPO: Expedição de papel ondulado apresenta aumento de 0,4% em janeiro
  • Focus: Pesquisa Focus prevê o crescimento menor da produção industrial, 4,30% ao final de 2021, redução de 0,88 p.p. em relação à semana anterior
  • PMI: PMI indústria avança 1,9 pontos em fevereiro e encerra o mês com 58,4 pontos

Economia Internacional

  • Alemanha: PMI Indústria mostra aumento da atividade industrial alemã em fevereiro de 3,6 pontos
  • China: PMI Indústria apresenta terceira queda consecutiva no mês e finaliza fevereiro aos 50,9 pontos, próximo da estabilidade
  • Estados Unidos: PMI Indústria apresenta queda de 0,6 ponto em fevereiro
  • Zona do Euro: PMI Indústria aponta aumento da atividade econômica na Zona do Euro de 3,1 pontos e o cenário continua positivo




Ibre/FGV: Confiança empresarial caiu 1,8 pontos e apresenta a quarta queda consecutiva

O Índice de Confiança Empresarial apresentou a quarta queda consecutiva ao retrair 1,8 pontos em fevereiro ante a janeiro e encerrou o mês em 91,1 pontos.
O Índice de situação atual caiu 1,9 pontos, para 93,4 pontos. E o índice de expectativas caiu 0,9 pontos, sendo a quarta queda consecutiva, encerrando o mês em 91,8 pontos.
Valores acima de 100 pontos indicam otimismo e abaixo pessimismo. 
Nas sondagens setoriais do Ibre/FGV, os índices de construção, indústria e serviços apresentaram queda em janeiro, com destaque para o setor da indústria que caiu 3,4 pontos no mês. Apesar da forte queda, a confiança da indústria permanece indicando pessimismo. Já o índice de confiança do comércio apresentou aumento no mês de 0,2 pontos. Desta forma há uma sinalização de diminuição persistente da confiança do empresariado em geral, conforme apontado no gráfico abaixo:



ABPO: Expedição de papel ondulado apresenta aumento de 0,4% em janeiro

A produção de papel ondulado apresentou aumento de 0,4%, dado com ajuste sazonal, na passagem de dezembro/2020 para janeiro/2021. Na comparação com o mesmo mês de 2020, o índice mostra crescimento de 5,6%.
Na variação acumulada em 12 meses, a expedição de papel ondulado apresenta avanço de 5,4%, se mantendo em patamar elevado desde o início do segundo semestre de 2020.


Focus: Pesquisa Focus prevê o crescimento menor da produção industrial, 4,30% ao final de 2021, redução de 0,88 p.p. em relação à semana anterior

Expectativa para a produção industrial é de que encerre o ano em 4,30%, queda de 0,88 p.p em relação ao indicado na semana anterior quando foi apontado crescimento de 5,18% no ano.
Projeções para IPCA sobe 0,01 p.p na última semana e encerramento anual é esperado em 3,50%.
Expectativa da Taxa de Câmbio teve aumento de 0,05 p.p, com isso projeções é de que encerre o ano em R$5,10.
PMI: PMI indústria avança 1,9 pontos em fevereiro e encerra o mês com 58,4 pontos

O PMI brasileiro divulgado pela Markit do mês de fevereiro avançou 1,9 pontos e encerrou aos 58,4 pontos. Por estar acima de 50,0 pontos há a indicação do crescimento da atividade industrial. Este é o 9º mês consecutivo de resultados apontando crescimento da atividade industrial brasileira. O Índice de Atividade dos Gerentes de Compras (PMI) industrial reflete as condições de negócio na indústria do Brasil no mês atual.
Assim como apontado pelo Sensor de fevereiro, divulgado pela FIESP, o PMI também mostra o avanço do otimismo da indústria, corroborado pelo crescimento das vendas reais, como indicado pelo Levantamento de Conjuntura de janeiro (FIESP). O único indicador que demonstra um descolamento, é o índice de confiança da indústria, que, apesar de manter-se em otimismo, sinaliza uma queda desta percepção no setor. Agora há a expectativa de que os indicadores quantitativos apresentem uma redução da atividade industrial, ou ainda que a redução da confiança torne a apresentar elevação de uma maneira geral.


Alemanha: PMI Indústria mostra aumento da atividade industrial alemã em fevereiro de 3,6 pontos, e continua positiva com 60,7 pontos

O PMI Industrial alemão avançou 3,6 pontos, e continuou positivo pelo oitavo mês consecutivo, agora com 60,7 pontos. O indicador que desacelerou no mês de janeiro, volta a acelerar e encerra o mês de fevereiro com o melhor resultado desde janeiro de 2018 onde apresentou 61,1 pontos.


China: PMI Indústria apresenta terceira queda consecutiva no mês e finaliza fevereiro aos 50,9 pontos, próximo da estabilidade


O PMI de fevereiro da Indústria chinesa apresentou queda de 0,6 pontos, a 3ª seguida. Apesar das quedas consecutivas, o indicador permanece indicando crescimento próximo da estabilidade.

Estados Unidos: PMI Indústria apresenta queda de 0,6 ponto em fevereiro

O PMI Industria americano apresenta queda de 0,6 ponto no mês de fevereiro ao encerrar em 58,6 pontos. De tal forma, há a indicação de crescimento da atividade industrial estadunidense pela 8ª leitura consecutiva (desde julho/2020).

Zona do Euro: PMI Indústria aponta aumento da atividade econômica na Zona do Euro de 3,1 pontos e o cenário continua positivo

O PMI Indústria para a Zona do Euro teve aumento de 3,1 pontos no mês e subiu para 57,9 pontos. Com isso se encontra positivo pelo oitavo mês consecutivo e tem o melhor resultado desde fevereiro de 2018 onde encerrou o mês com 58,6 pontos.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin