Informativo eletrônico - Edição 3081 Quinta-feira, 06 de maio de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Banco Central: Copom eleva taxa Selic a 3,50% ao ano
  • PMI: Atividade econômica brasileira encerra aos 44,5 pontos em abril, permanecendo em retração pelo 4º mês seguido

Economia Internacional

  • Alemanha: PMI composto fecha aos 55,8 pontos, queda de 1,5 ponto no mês
  • Zona do Euro: PMI Composto encerra o mês de abril em 53,8 pontos, indicando expansão
  • Estados Unidos: Aos 63,5 pontos, PMI dos EUA cresce pelo 10º mês consecutivo




Banco Central: Copom eleva taxa Selic a 3,50% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (05/05), a Selic para 3,50% ao ano, um aumento de 0,75 ponto percentual com relação ao patamar anterior. No documento, o Banco justifica o aumento dos juros devido à inflação de alimentos e bens industriais e avaliou que o avanço da vacinação contra a Covid-19 deve impulsionar a recuperação da atividade econômica no Brasil ao longo do ano. 
Em nota divulgada ontem (05/05), a FIESP afirma que: “O aumento dos juros em meio à fase mais aguda da pandemia pode intensificar os impactos econômicos trazidos por esta nova onda de medidas restritivas. O nível de desemprego está em 14,3%, um dos maiores níveis já registrados, a produção industrial caiu pelo segundo mês consecutivo em março, acumulando perda de 3,4% entre fevereiro e março, o volume de serviços ainda não retornou aos níveis pré-pandemia. Neste cenário o aumento de juros eleva a ainda mais a incerteza e pode prejudicar a retomada econômica que vínhamos verificando desde o segundo semestre do ano passado.
Infelizmente, começamos o ano de 2021 com a necessidade de uma nova rodada de enfrentamento à pandemia e aos impactos econômicos que decorrem destas medidas. O aumento dos juros neste contexto pode prejudicar a retomada da atividade econômica.”

PMI: Atividade econômica brasileira encerra aos 44,5 pontos em abril, permanecendo em retração pelo 4º mês seguido

O PMI Composto do Brasil recuou 0,6 ponto em abril (44,5 pontos) em comparação com o mês de março (45,1 pontos). Com a queda, o resultado do mês indica retração da atividade econômica do país pelo 4º mês consecutivo.


O PMI da Indústria apresentou redução no mês de -0,5 ponto, encerrando abril aos 52,3 pontos. Com isso o setor apresenta crescimento de forma mais moderada que o mês anterior.
O PMI Serviços apresenta queda de 1,2 ponto no mês, ao passar de 44,1 em março para 42,9 pontos neste mês de abril. Desta forma, há indicação de retração da atividade do setor nos quatro primeiros meses do ano de 2021.
Valores acima de 50,0 pontos indicam crescimento da atividade no mês.



Alemanha: PMI composto fecha aos 55,8 pontos em abril, queda de 1,5 ponto no mês

O PMI Composto alemão apresentou recuo de 1,5 pontos no mês de abril, no entanto a atividade do país continua em expansão aos 55,8 pontos. Este é o 10º mês consecutivo de expansão da atividade do país e o segundo melhor nível dos últimos doze meses, atrás apenas do mês de março (57,3 pontos). 


A atividade da Indústria mantém-se em crescimento aos 66,2 pontos apesar do leve recuo de 0,4 pontos em relação ao mês anterior (66,6 pontos em março).
Já no setor de serviços, o PMI recuou 1,6 ponto e ficou muito próximo à neutralidade aos 49,9 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

Zona do Euro: PMI Composto encerra o mês de abril em 53,8 pontos, indicando expansão

O PMI Composto para a Zona do Euro encerrou o mês de abril aos 53,8 pontos, aumento de 0,6 ponto em relação ao mês anterior. Dentre os últimos doze resultados, este é o segundo melhor nível de atividade, menor apenas que o mês de julho de 2020, auge do verão do hemisfério norte, aos 54,9 pontos. Com isto o PMI indica expansão da atividade pelo segundo mês consecutivo.


Na Indústria, a variação apresentada foi de 0,4 ponto entre março e abril ao encerrar a atividade em crescimento com 62,9 pontos no mês.
O PMI Serviços indica avanço da atividade do setor no mês de abril com 50,5 pontos, com um aumento de 0,9 ponto, demonstrando crescimento do setor pela primeira vez, após sete meses consecutivos abaixo dos 50,0 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.
Estados Unidos: Aos 63,5 pontos, PMI dos EUA cresce pelo 10º mês consecutivo

O PMI Composto dos Estados Unidos encerra o mês de abril com 63,5 pontos, aumento de 3,8 pontos ante ao resultado de março (59,7 pontos), completando o décimo mês consecutivo que a atividade economia do país apresenta expansão e indicando o melhor resultado dos últimos doze meses. 


O setor de serviços indicou aumento no mês de abril (4,3 pontos) e demonstra crescimento da atividade do setor ao encerrar com fechamento de abril aos 64,7 pontos.
A variação da indústria foi de 1,4 pontos e encerrou o mês com expansão, aos 60,5 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin