Informativo eletrônico - Edição 4006 Sexta-feira, 11 de junho de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • IBGE: PMS aponta avanço de 0,7% do setor de Serviços em abril
  • Serasa: Demanda de crédito avança 2,61% em maio em relação a abril
  • Serasa: Atividade de Comércio avança 1,59% em maio nos dados com ajuste sazonal
  • ABRACICLO: Produção de Motocicletas têm redução de 15,1% em maio em relação ao mês de abril




IBGE: PMS aponta avanço de 0,7% do setor de Serviços em abril

O setor de serviços aumentou 0,7% no mês de abril, segundo dados divulgados na Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, dado dessazonalizado.
Com este resultado no mês, o setor avança, mas não se recupera da queda apresentada em março, de 3,1%, causada pelas medidas de restrição de circulação e econômicas impostas por estados e municípios.
No acumulado do ano o índice acumula uma alta de 3,7%. Já na comparação com o mesmo período do ano de 2020 o aumento é de 19,8%.


Serasa: Demanda de crédito avança 2,61% em maio em relação a abril

A Serasa divulgou os resultados de seu Indicador de Demanda das Empresas por Crédito. Segundo a publicação, a demanda por crédito em maio avançou 2,61% em relação a abril, apesar do crescimento do mês, o resultado ainda é menor que os meses de fevereiro e março de 2021 (5,93% em fevereiro e 4,99% em março). Com o resultado, a demanda aumentou 10,49% nestes cinco primeiros meses do ano.
Na abertura por setor, a alta na comparação interanual foi puxada pelo setor da Indústria (3,03%), Comércio (2,81%) e Serviços com aumento de 2,41% na leitura de maio, em igual base comparativa. Em doze meses, todos os setores também apresentam aumento, ao passo que a demanda dos dois primeiros setores avançou nesta métrica (2,32% e 5,61%, respectivamente) e por último Serviços com alta de 6,63%.
Serasa: Atividade de Comércio avança 1,59% em maio nos dados com ajuste sazonal

A Serasa divulgou o Indicador de Atividade do Comércio que teve um aumento de 1,59% na passagem de abril para maio, nos dados com ajuste sazonal. Com isso o índice volta a mostrar crescimento após dois meses consecutivos de retração da atividade do setor de comércio, impactados pelas restrições adotadas devido a segunda onda da Covid-19.
Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve avanço de 27,59% na atividade do comércio, na variação acumulada em doze meses findos em maio, encerrou com queda de 3,50%.

Dos seis setores analisados pela Serasa, apenas um apresentou variação negativa, sendo este: Combustíveis e Lubrificantes (-6,78%). Já os setores que apresentaram resultados positivos na passagem de março para abril foram: Material de Construção (4,81%), Tecidos, Vestuários e Calçados (3,51%), Móveis Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática (3,19%), Veículos, Motos e Peças (2,80%) e seguidos por avanço em menor magnitude da atividade de Supermercados, Alimentos e Bebidas (1,72%). Dados com ajuste sazonal.

ABRACICLO: Produção de Motocicletas têm redução de 15,1% em maio em relação ao mês de abril

Em maio a produção de motocicletas divulgada pela ABRACICLO foi de 103.792 unidades, uma variação de -15,1% em relação ao mês de abril.
No acumulado em doze meses, a produção de motocicletas apresentou aumento de 16,7% em comparação com doze meses anteriores. Isso mostra que o setor vem apresentando retomada da atividade produtiva.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin