Informativo eletrônico - Edição 4033 Quarta-feira, 21 de julho de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • FIESP: Com o avanço da vacinação, atividade econômica retoma crescimento no 2º trimestre, segundo FIESP




FIESP: Com o avanço da vacinação, atividade econômica retoma crescimento no 2º trimestre, segundo FIESP

Com base nos últimos dados econômicos e atuais indicadores econômicos da FIESP, a indústria paulista se encontra em um processo de recuperação. O avanço do processo de vacinação será fator essencial para a retomada da atividade econômica em 2021. Adicionalmente, a privação de acesso a alguns serviços como viagens, por exemplo, gerou uma poupança que deve ser utilizada agora com a liberação das atividades e deverá contribuir para a retomada da economia. O vigoroso crescimento mundial repercute no forte aumento das vendas externas brasileiras, e não se resume apenas as commodities, repercutindo também no aumento das exportações de produtos manufaturados. Outro dado importante é do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), que mostra que quase 50% dos setores da indústria de transformação estão com o nível de produção acima de fevereiro de 2020, período pré-pandemia.

Diante desses resultados positivos, os empresários renovaram o otimismo em relação à recuperação da economia. De acordo com o levantamento Rumos da Indústria Paulista, realizado pela Fiesp e pelo Ciesp, entre os dias 6 e 14 de maio, e composto por 65,9% de pequenas indústrias, 26% de porte médio, 5,8% de grandes empresas, e 2,3% de micro, as perspectivas para o final de 2021 são de crescimento médio de 10,2% das vendas e estabilidade no quadro de colaboradores, com variação positiva de 0,3%, conforme média ponderada dos entrevistados.

O indicador Sensor da Fiesp, que mede mensalmente as expectativas do industrial paulista, fechou em 52,5 pontos em junho, com ajuste sazonal. O componente Investimentos teve alta de 3,6 pontos, passando de 53,1 para 56,8 pontos no mês. Números superiores a 50 pontos indicam expansão dos indicadores. O levantamento de abril mostrou uma desaceleração da atividade industrial, mas já em maio tivemos uma forte retomada. Esse resultado de junho mostra continuidade do crescimento da indústria paulista.

Este otimismo se reflete também na expectativa para o crescimento do PIB brasileiro em 2021. De acordo com dados do último Boletim Focus a projeção é de aumento do PIB brasileiro em 5,27% (conforme edição 4031 do Macrovisão). A projeção da FIESP para o PIB é de 5,7%. Para o PIB da indústria transformação, a nossa expectativa é de uma alta de 9,8%. Surpresas positivas no processo de vacinação, nas exportações e na confiança do consumidor poderão elevar o crescimento do ano para 6,0%.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin