Informativo eletrônico - Edição 4045 Sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Ministério do Trabalho: Requisições do seguro-desemprego tem aumento de 0,5% em julho no Brasil
  • Anfavea: Produção de autoveículos retraiu 4,8% no mês de julho frente a junho, dados com ajuste sazonal




Ministério do Trabalho: Requisições do seguro-desemprego tem aumento de 0,5% em julho no Brasil

No mês de julho, o Brasil registrou 485.631 pedidos de seguro-desemprego, um crescimento de 0,5% em relação aos pedidos do mês de junho (483.247 pedidos).
Já no estado de São Paulo foram mais de 135 mil pedidos de seguro-desemprego no mês de julho, uma queda de 1,7% em relação ao mês de junho, segundo menor dado do ano, acima apenas do mês de janeiro de 2021 (132.906 pedidos).
Comparado com o mesmo mês de 2020, o Brasil apresentou uma queda de 14,9% nos pedidos do seguro-desemprego. Em São Paulo essa mesma comparação teve uma queda de 23,5%.


Anfavea: Produção de autoveículos retraiu 4,8% no mês de julho frente a junho, dados com ajuste sazonal

A Produção nacional de veículos automotores retraiu 4,8% no mês de julho frente a junho, dado com ajuste sazonal. Com este resultado, o índice cai pelo terceiro mês seguido e é o sexto mês do ano com variação negativa, considerando o ajuste sazonal. O único dado positivo no ano foi apresentado no mês de abril com 1,1%.
Ressalta-se que a fabricação de veículos automotores está sendo impactada pela escassez de insumos no mercado, principalmente os semicondutores. Por este motivo, grandes montadoras anunciaram publicamente a paralização de turnos ou férias coletivas em suas fábricas, casos como a Volkswagen, Hyundai, Fiat, General Motors e Nissan.

No acumulado do ano, a produção de veículos cresceu em 45,8%, demonstrando uma recuperação do setor em relação ao ano anterior. Outros dados estão na tabela a seguir:

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin