Informativo eletrônico - Edição 4065 Sexta-feira, 03 de setembro de 2021

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
 

Economia Brasileira

  • Fenabrave: Vendas de veículos automotores nacionais e importados têm queda de 6,4% em agosto
  • FIESP: Reforma do IR precisa de mudanças
  • PMI: Atividade econômica brasileira encerra aos 54,6 pontos

Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI Composto encerra o mês de agosto em 59,0 pontos, indicando expansão 
  • Alemanha: PMI composto fecha aos 60,0 pontos em agosto, queda de 2,4 pontos no mês
  • Estados Unidos: Aos 55,4 pontos, PMI dos EUA continua em crescimento pelo 14º mês consecutivo
  • Estados Unidos: Taxa de desemprego atinge 5,2% em agosto




Fenabrave: Vendas de veículos automotores nacionais e importados têm queda de 6,4% em agosto

No mês de agosto de 2021, 274.469 veículos automotores (nacionais e importados) foram vendidos no país. Com o ajuste sazonal, este resultado representa uma variação negativa de 6,4% em relação ao mês de julho.
A falta de componentes eletrônicos no mercado, chamada da “crise dos chips” estão impactando tanto a produção quanto a vendas de veículos novos no país. 

Em comparação com o mesmo mês de 2020, em meio aos impactos da pandemia do coronavírus no país, o índice apresenta queda de 1,4%, conforme tabela abaixo.
Já no acumulado em 12 meses, as vendas apresentam um avanço de 12,1%.

FIESP: Reforma do IR precisa de mudanças

O texto do PL 2.337, que reforma o Imposto de Renda, aprovado na Câmara dos Deputados, precisa ser aperfeiçoado. Alguns segmentos, sobretudo as empresas de médio porte, serão prejudicados, o que é inaceitável neste momento em que precisamos estimular a recuperação econômica e a geração de empregos. Dentre os pontos que necessitam aprimoramento, destacamos: 
•     A distribuição dos lucros acumulados até 31/12/21 não pode ser tributada no novo sistema, pois os lucros foram gerados quando não havia cobrança de imposto sobre dividendos e as empresas pagavam 34% de tributos sobre o lucro.  
•    As empresas médias de lucro presumido, com faturamento superior a R$ 4,8 milhões, estão sendo penalizadas porque em muitos casos a redução dos tributos sobre o lucro é inferior à taxação dos dividendos. Essas empresas também deverão pagar mais impostos com a proposta de unificação do PIS/Cofins. Hoje, pagam 3,65% sobre faturamento.  
•    O aumento de 4% para 5,5% da CFEM (Compensação Financeira sobre Exploração Mineral) – contrapartida paga pelas empresas mineradoras à União, Estados e Municípios pela utilização dos recursos minerais de seus respectivos territórios – impactará os preços de insumos da base das cadeias industriais, como minério de ferro, níquel e cobre. Com isso, os aumentos serão repassados às cadeias produtivas, chegando ao consumidor.  

A Fiesp vai atuar fortemente pelas devidas modificações no Senado, promovendo o necessário acordo para que Câmara mantenha os avanços em prol de toda a sociedade. 

PMI: Atividade econômica brasileira encerra aos 54,6 pontos

O PMI Composto do Brasil recuou 0,6 ponto em agosto (54,6 pontos) em comparação com o mês de julho (55,2 pontos). Com o resultado no mês, o índice continua indicando expansão da atividade econômica do país pela terceira vez no ano de 2021. Antes dos aumentos entre junho a agosto, o último resultado positivo foi em dezembro de 2020 aos 53,5 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

O PMI Serviços apresenta aumento de 0,7 ponto no mês, ao passar de 54,4 pontos em julho para 55,1 pontos neste mês de agosto. Desta forma, há indicação de expansão da atividade do setor pela terceira vez no ano de 2021.



Zona do Euro: PMI Composto encerra o mês de agosto em 59,0 pontos, indicando expansão

O PMI Composto para a Zona do Euro encerrou o mês de agosto aos 59,0 pontos, queda de 1,2 pontos em relação ao mês anterior (60,2 pontos em julho). Nos últimos doze meses, o resultado de agosto é o terceiro melhor nível de atividade, menor apenas que julho e junho (60,2 e 59,5 pontos respectivamente), sendo o sexto mês consecutivo de expansão.

O PMI Serviços indica recuo da atividade do setor no mês de agosto com 59,0 pontos (-0,8 pontos ante julho), sendo o quinto crescimento do setor após sete meses consecutivos abaixo dos 50,0 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

Alemanha: PMI composto fecha aos 60,0 pontos em agosto, queda de 2,4 pontos no mês

O PMI Composto alemão apresentou queda de 2,4 pontos no mês de agosto, e a atividade do país continua em expansão aos 60,0 pontos. Este é o 14º mês consecutivo de expansão da atividade do país e o melhor nível dos últimos doze meses e o terceiro mês com resultado superior ou igual aos 60,0 pontos.

Já no setor de serviços, o PMI avançou 1,0 ponto e com isso indica expansão aos 60,8 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade.

Estados Unidos: Aos 55,4 pontos, PMI dos EUA continua em crescimento pelo 14º mês consecutivo

O PMI Composto dos Estados Unidos encerra o mês de agosto com 55,4 pontos, forte queda de 4,5 pontos ante ao resultado de julho (59,9 pontos), no entanto, completa o décimo quarto mês consecutivo de expansão da atividade econômica do país. Este resultado de agosto é o menos desde setembro de 2020 quando marcou 54,3 pontos.

O setor de serviços indicou queda no mês de agosto (4,8 pontos), mas demonstra crescimento da atividade do setor ao encerrar com fechamento de 55,1 pontos.
Indicadores que estão acima de 50,0 pontos indicam expansão da atividade. 

Estados Unidos: Taxa de desemprego atinge 5,2% em agosto

A taxa de desemprego nos Estados Unidos recuou 0,2 p.p. em agosto e atingiu 5,2% da população segundo dados do Governo dos EUA, após a criação de 235 mil vagas de emprego no mês, resultado abaixo do esperado pelo mercado (750 mil). Pelo 13° mês consecutivo que o indicador de desemprego dos EUA tem o movimento de redução, se aproximando de níveis registrados ao longo do ano de 2015.



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 13º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4505

 
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedin